Preto velho e sua histórias maio 13, 2009
Posted by raizculturablog in Cultura & Massas, Raizes da Umbanda.Tags: oração para preto velho, preto velho, preto velho de aruanda, preto velho e umbanda, preto velho no terreiro, reza para preto velho, sinho preto velho, umbanda e preto velho, vovo preto velho
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Preto-velho na Umbanda, são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos “seus filhos”.
São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, conseqüentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho ( AUMBANDHAM – alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda,rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de “guiné” (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus “filhos” em nome da vitória que está por vir.
São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
Os Pretos Velhos : Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.
Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns encorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios. Estas se dividem em três níveis:
- As Crianças – chamadas eres, ou ibejis, representam a pureza, a inocência, daí sua característica infantil.
- Os Caboclos – onde se incluem os Boiadeiros, Caboclos e Caboclas, representam a força, a coragem, portanto apresentam a forma do adulto, do herói, do guerreiro, do índio ou soldado.
- Os Pretos Velhos – incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”, no Divino.
A grande maioria dos terreiros de Umbanda, assim também suas entidades possuem a fé Cristã, ou seja, acreditam e cultuam Jesus (Oxalá).
A grande maioria dos terreiros de Umbanda, assim também suas entidades possuem a fé Cristã, ou seja, acreditam e cultuam Jesus (Oxalá). Entidades aqui tomada no sentido de espíritos que auxiliam aos encarnados, o mesmo que guia de luz.
A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os Pretos Velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões Afro-Brasileiras. O Preto Velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza – o cachimbo.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de angola, Pai José de Angola, Pai Francisco,Vovó Maria conga, Vovó Catarina. [1]Pai Jacó], [2]Pai Benedito], Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luis, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Maria Conga, Vovó Rita e etc.
Na Umbanda os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura.
Os pontos servem para saudar a presença das entidades, diferentemente do que geralmente se pensa, não foram feitos para chamar, mas sim para agradecer a presença, como um “Olá”.
Pontos de preto velho:
Saudação dos Pretos Velhos quando iniciada uma gira
Bate tambor lá na Angola, bate tambor Bate tambor lá na Angola, bate tambor… Bate tambor, Pai Joaquim*… Bate tambor, Maria Conga*… Bate tambor, Pai Mané*… (* coloca-se o nome dos pretos velhos da casa)
Eu andava perambulando, sem ter nada p’ra comer Fui pedir as Santas Almas Para vir me socorrer Foi as Almas que me ajudou Foi as almas que me ajudou Meu Divino Espírito Santo Glória Deus, Nosso Senhor Nessa casa tem quatro cantos Cada canto tem um santo Pai e filho, Espírito Santo Nessa casa tem 4 cantos…
Quem vem, que vem lá de tão longe? São os pretos velhos que vem trabalhar Quem vem, que vem lá de tão longe? São os pretos velhos que vem trabalhar Ô da-me forças pelo amor de Deus, meu pai Ô da-me forças pros trabalhos teus
Zum zum zum Olha só Jesus quem é Eu rezo para santas almas Inimigo cai Eu fico de pé
O preto por ser preto Não merece ingratidão O preto fica branco Na outra encarnação No tempo da escravidão Como o senhor me batia Eu chamava por Nossa Senhora, Meu Deus! Como as pancadas doíam
Tira o cipó do caminho, oi criança Deixa a vovó atravessar Tira o cipó do caminho, oi criança Deixa a vovó atravessar
A bença Vovô Quando precisar lhe chamo A bença Vovô Quando precisar lhe chamo Zambi lhe trouxe, Zambi vai lhe levar Agradeço a toalha de renda de chita de pai Oxalá
Vovô já vai, já vai pra Aruanda… Abença meu pai, proteção pra nossa banda
Pontos de Pretos Velhos:
Negro está molhado de suor, mas tá feliz porque Deus o libertou(bis);
Ô sinhá sinha, segura a chibata não deixa bater, faz uma prece prá negro morrer, negro não quer mais sofrer(bis);
Ponto p/firmar a gira: Viva Deus, viva a Gloria, viva o rosário de nossa Senhora(bis);
Ponto para benzimentos: Pai João d”angola com sua ternura, sentado no tronco ele benze as criaturas(bis), a estrela de Oxalá seu ponto iluminou, ele é Pai João d”angola ele é nosso protetor;
Ponto de subida de pretos velhos: Já vai pretos velhos subindo pro céu e nossa senhora cobrindo com véu(bis).
A linha de Preto Velho, na Umbanda, são entidades que se apresentam esteriotipados como anciãos negros conhecedores profundos da magia Divina e manipulação de ervas, o qual aplicam frequentemente em sua atuação na Umbanda, porém no Candomblé são considerados Eguns.
Crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo povo negro (período de trevas no território brasileiro), a linha de preto velho reflete a humildade, a paciência e a perseverança característica da atuação da linha nominada de Yorima, cujo apresenta-se de pés no chão, cachimbo de barro bem rústico, quando não cigarro de palha, café, e um fio de contas de rosários (Lágrima de Nossa Senhora) e cruzes, figas e breves os quais utilizam magisticamente em sua atuação astral.
Os pretos velhos apresentam-se com nomes de individualizam sua atuação, conforme nação ou orixá regente, evidenciando sua atuação propriamente dita.
Os nomes comumente usados são:
- Pai Agostinho;
- Pai Joaquim;
- Pai Francisco;
- Pai Maneco;
- Pai João;
- Pai José;
- Pai Mané;
- Pai Antônio;
- Pai Roberto;
- Pai Cipriano;
- Pai Tomaz;
- Pai Jobim;
- Pai Roberto;
- Pai Guiné;
- Pai Jacó;
- Pai Cambinda;
- Pai Benedito;
- Pai Joaquim;
- Pai Ambrósio;
- Pai Fabrício;
- Tio Antônio;
- Vô Benedito;
- Velho Liberato
etc…
ou femininos:
- Vó Cambinda;
- Vó Bibiana;
- Vó Cecília;
- Vó Irina;
- Vó Maria Conga;
- Vó Catarina;
- Vó Ana;
- Vó Sabina;
- Vó Quitéria;
- Vó Benedita;
- Vó Iriquirita;
- Vó Leopondina;
- Vó Filomena;
- Vó Joana;
- Vó Joaquina;
- Vó Rita;
- Vó Mariana;
- Vó Guilhermina;
- Mãe Benta;
- Mãe Maria;
etc…
Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:
- Congo_ Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
- Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
- D´Angola_ Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
- Matas_ Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
- Calunga, Cemitério ou das Almas_ Ex: (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;
Entre diversas outras nominações tais como: _Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc…
Muitos Pretos Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos Velhos. Na gira eles só comem o que for feito de milho como por exemplo:
- Bolo de milho, pamonha, cural e etc.
- “AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO”.
Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, fumando o seu cachimbo um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pela face e… Foram sete.
A Primeira… A estes indiferentes que vem no Terreiro em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber;
A Segunda… A esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam;
A Terceira… Aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta… Aos frios e calculistas, que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão;
A Quinta… Chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda, nos teus Caboclos e no teu Zambi, mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo;
A Sexta… Aos fúteis, que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchego, conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente;
A Sétima… Como foi grande e como deslizou pesada! Foi à última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Aos médiuns vaidosos (as), que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
- As Sete Lágrimas De Um Preto Velho
SOU GOSTOSO DE OLHEAR SEUS TRABALHOS E FORMOSA SUA FORMATURA VAI ATÉ LOGO – NOTIFICAR-ME SÉ VOCÊ QUERE ¡¡¡¡
VOU-ME PROCURAR UM PÃE ASSIM SÉ OS ORIXA QUESSEM ¡¡¡¡¡ ADOREI A FOTO
A tempo, procura este conto das 7 lagrimas de um Preto Velho
Pesquizando pela internet acabei conhecendo este blog e gostaria de ter um maior conhecimento sobre os pretos-velhos suas historias.
eu tive um sonho com um preto velho
me tira uma duvida
tive um sonho muito real
com um preto velho onde ele me pedia para acender um maço de vela preta e uma vermelha para ele mas preto velho na esquerda
-nao tenha medo de mim
te acampanho vo da um jeito em sua vida
acenda um maço de vela para mim preta e vermelha.
Prezados;
Por gentileza, Vó Filomena a qual linha pertence?
A cada filhor carrega uma lagrima dece choro!!!!!
gostaria de ajuda pois nao consigo achar nada da preta velha cecilia se alguem dai do outro lado poder me ajudar agradeço muito.
Vamos preparar uma materia sobre ela!
Aguarde ok?
Sarava!
continuo a esperar se você puder me ajudar agradeço. continuo a procurar por vó cecilia pois nao acho nada nem um ponto cantado,riscado,algo que eu possa saber sobre sua estória de onde vem qual sua mensagem estou com muita esperança em voceis pois foram os unicos a me dar uma resposta. agradeço de coraçao por tudo o impenho que voce tiverao para comigo.
ola ainda espero a materia sobre vo cecilia.me ajude pois ta muito dificio de encontrar algo sobre ela.
Faz tempo que procuro a história da Preta Velha Mina e não encontro em lado nenhum. Será que pode me ajudar? Muito Obrigado
gostaria de conhecer a história e o ponto riscado de vovó Cambinda da Bahia.
Gostaria de saber em São Paulo onde ei posso encontrar um centro que eu posso conversar com VoVo Maria Gonga, moro na zona Lesta
grata
Gostaria de saber a historia da Vó Filomena…
gostaria de sabre algo sobre seu feliciano, ponto cantado, sua história ou alguma coisa se alguem poder me ajudar.
agradeço a todos.
Surama – Junho 08 2010
Gostaria de saber se na linha de preto velho tem vô Zefinha
Salve
Recebo Pai Sebastião a mais de um ano , gostaria de saber mais sobre este grande Petro Velho
Abraços
Leandro
Erechim RS
querido amigo leandro eu trabalho com pai sebastião a uns 40 anos . e só tenho a agradecer a deus por essa graça.sei que o nome pai sebastião tem muitos. foi a primeira entidade que recebi no terreiro. este sempre foi o meu mentor chefe de cabeça,conselheiro e tudo mais.pode confiar nele pois ele é sabio como ninguem.. e parabens voçe é um abençoado.abraços. marialuiza 16agosto /2013
Recebo Vó Joaquina já a algum tempo e gostaria de conhecer mais coisas a respeito dessa maravilhosa entidae, tenho tambem PAI MANE MANDINGUIRO DE angola e gostaria de ter maiores conhecimentos sobre ele. OBRIGADO UM GRANGE ABRAÇOS FÁTIMA SANTO ÃNGELO-RS
sonhuei estar em um terreno com uma velhinha mais ela estava toda suja ela segurava minha mao entre as maos dela e tentava me falar alguma coisa eu gostaria de saber qual é o siginificado disso eu estando em um terreno todo branco e so eu e ela
gostaria de saber o nome deste preto velho em pé do lado esquerdo com um galho na mão direita.
desde já agradeço a atenção
Olá, procuro a muito tempo pontos e histórias sobre Pai Tomé das Almas, esse velho que é meu pai, meu conselheiro, meu protetor de muitos anos. gostaria de saber mais.
Abraços.
Renata
Niterói RJ
gostei muito!!!
gostaria de saber as histórias de vó sabina e a origem dela e q ofertar a ela,onde?
adorei saber mais sobre os pretos velhos tem um que eu tenho como meu pai ele e demais se eu pudesse conversava com ele todo dia salve vovo sereno eu te amo
Passiando Pela InTerneT…EnTrei No Teu SiTe Achei
MiMozinho Viu!.viu!.
Que A Paz Do Menininho-Jesus EsTeja ConTigo.
Abraçinhos EncanTadinhos E De LUZ.
[…] Umbanda Arquivo […]
queria saber por que meu preto velho é alejado das pernas
tive um sonho com uma imagem que eu tirava de dentro de um cofre naõ me lembro se era homem ou meler esta imagem estava sentada era preta e toda de branco e um santo antonio o que pode significar este sonho
Ola sou mediun iniciante faço parte de uma linha de cirugia espiritual recentemente meu caboclo deu nome de Irina mas em contato com amigos espiritas estamos no de duvida nao pelo nome sei que existe cabocla Irina mas qual sua linha por favor me responder neste mail obrigado mas breve.
gostaria de saber qual o significado de sonhar com o preto velho e a preta velha ,eu sonhei q abraçava os dois
fico grata se vc me responder 🙂
Quem souber por favor me envie esse ponto completo: vo benedita tem o segredo da lua.. a sua saia tem as sete estrelas a luz e toda sua..
Ao conversar com uma médius.Ela me falou da presença do preto velho que estava ao seu lado mas não me disse o nome deste preto… acabei entrando no site para conhecer mais sobre ele e ver o significado de sua presença na médius enquanto conversava comigo. bem, minha amiga médius disse apenas que ele pedia para ela se calar e não falar nada para mim… Fico grata de me responder e saciar um pouco minha ansiedade…
ola !é a primeira vez que entro nesse sait,
gostaria de conhecer a historia de pai Joaquim das cachoeiras
meu guia e amigo espiritual.
obrigada por nos proporcionar historias maravilhosas
Suely
Quero saber alguma coisa do Pai Sebastião.
Irmãos obrigado pelo grande esclarecimento prestado com essa materia.
AMEI LER SOBRE PRETO VELHO…
BEIJOS…
Eu gostaria de saber mais sobre Pai Cipriano das Almas
sou do candomble mas recebo entidades sete linhas todo os tipos tenho muita duvidas pois no candomble nao trabalha sete linhas
Venho procurando mais inform sobre vo pedro e tambem nao consegui axar uma imagem. Se alguem souber mais inf mand para roger_magnus@hot
vlw
queria saber sobre preto velho pai maneco
tem alguem ai pra me responder?
ninguem responde aqui?
linda a historia destes guerreiros.peço a todos eles que nos abençoe e proteja a cada um de nos.pois Deus e afovor da
liberdade de escolha de cada religiao, mas devemos amar e
respeitar a cada um com Deus seguindo a todos nos.. salve
os pretos velhos…..
sonhei com perto velho de versas vezes mas me via incorporado buscando um espesse de colar no preto velho gostaria de saber o por que
essa é a minha religiao e eu nao minto e eu sou a mae maria com muito orgulho e muita fé amem
GOSTARIA DE SABER ALGUMA COISA SOBRE UMA ENTIDADE CHAMADA BEBIN DE IAIÁ. OUTRO DIA CONVERSEI COM ELE E ME DISSE COISAS INTERESSANTES. AGUARDO
RAIMUNDA MARIA
Cleonice,nao procure pontos riscados e nem cantadas.pq a doutrina vem de sua preta velha.vc fazendo isso q vc vai ter sua propria ciencia.esse e o certo.procure ajuda do seu zelador de santo.pq se vcolhar na internet de pontos riscados e cantadas.isso e ciencia de outras pessoas. muito ace.breno de obaluawe.
Adorei o seu email.muito axe !bjs…breno de obaluaye.terreiro de roberio da oxum.fortaleza -ce.contato 08587334147
incorporo a vovó Maria Conga, e me dizem q é incrivel a maneira q as pessoas voltam para agradecer a ajuda e ela dizer q não fez nada…isso sim é humildade!
Gostaria de saber mais da história da Mãe Conga. Obrigado
Eu aprendi muito com essa materia, muito obrigada de coração!
alguem possui uma foto da vovo cristina envie para meu e-mail: vi-lau@hotmail.com muito obrigada
como se da a incorporaçao ou seja como uma pessoa fica possuida pela entidade ou nunca oodera acontecer
Quando eu era pequena ( 10 anos) eu via Iaiá era assim que eu a chamava. Turbante branco, saia de chita preta e branca , blusa barnca.ela chegava só que não lembro o que conversavamos. Depois da morte da minha avó ele não mais apareceu. Até hoje eu lembro de Iaiá. O que posso fazer para agradá-la. Alguem pode me ajudar?
sou bruno … tenho a mediunidade desevolvida fui buscar minha missao nos centros e de todos me senti melhor na umbanda hoje trabalho e tenho muita fe nos preto velho caboclos e baianos sao lindos e maravilhosos.. DEUS OS ABENCOIS CADA CEZ MAIS para nos guiar no caminho do bem
hoje encontrei e blog. e fiquei muito feliz. li a hist. ou duvidas de tantos irmaosque como eu já passou ou passa por duvidas. já trabalhei em um terreiro de umbanda. mas como hoje vivo em uma cad, de rodas. fui aprendendo a com os meus guias tudo o preciso saber e as vezes quando sou procurada por alguem; eu posso esclarecer algumas duvidas. equando não sei eu faço consultas com os meus guias. deixo meu nome e endereço e nome para os amigos que quizerem um contato. amo a DEUS E TODOS VOÇES UMGRANDE ABRAÇO .E QUE ABEÇOEM A TODOS. MARIALUIZA PR