mediunidade & umbanda setembro 22, 2008
Posted by raizculturablog in Mediunidade.Tags: afro-descendente, candomblé, desenvolver a mediunidade, Mediunidade, mediunidade na umbanda, negro, religião brasileira, sarava, umbanda
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Toda a pessoa que escuta esta frase: “Você tem que vestir branco, e precisa desenvolver a sua mediunidade”. Pronto! Aí vem o medo e ao mesmo tempo a ansiedade, imaginando-se vestido de branco e já incorporando “seus guias”, ele julga que após poucas semanas já estará apto a “trabalhar” dando “consulta”… Será que é só colocar o médium “novo” no meio da gira e girar? Ou será que ele precisa primeiro de atenção, carinho, ajuda e esclarecimento neste momento único e delicado de transição dos seus valores religiosos, e principalmente de doutrina, acrescido de tempo e humildade de ambos os lados, seja do dirigente para com o filho pequeno (que nasce para a espiritualidade) e precisa ser cuidado com amor. Ou por parte do filho que precisa de conhecimento e isto só é conseguido através do estudo, movido pela paciência, humildade e fé, pois só assim conseguirá de fato ser um filho de fé da Umbanda Sagrada. Como as giras de desenvolvimento fazem parte deste processo mediúnico comentarei sobre os recursos rituais: atabaques, cantos, defumações, danças, roupa branca, etc…
Defumações: descarregam o campo mediúnico e sutilizam suas vibrações, tornando-o receptivo às energias de ordem positiva. Ela é essencial para qualquer trabalho num terreiro, pois certas cargas se juntam (agregam) ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, preocupações, pensamentos negativos, etc, tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem ao nosso campo eletromagnético, bloqueando transmissões energéticas. Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos ar, fogo e vegetal que a compõe, pois interpenetra o campo astral, mental e a aura, tornando-os novamente “libertos” de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.
Palmas: Se cadenciadas e ritmadas, criam um amplo campo sonoro cujas vibrações agudas alcançam o centro da percepção localizada no mental dos médiuns. Com isso, os predispõem a vibrarem ordenadamente, facilitando o trabalho de reajustamento de seus padrões magnéticos.
Cantos: a Umbanda recorre aos cantos ritmados que atuam sobre alguns plexos, que reagem aumentando a velocidade de seus giros. Com isso, captam muito mais energias etéricas, que sutilizam rapidamente todo o campo mediúnico, facilitando a incorporação. Os pontos cantados são uma das primeiras coisas que afloram a quem vai a um terreiro de Umbanda pela primeira vez. Os pontos cantados são, dentro dos rituais, um dos aspectos mais importantes para se efetuar uma boa gira. São louvações e orações cantadas, para chegada dos Orixás e guias, também para descarga e limpeza fluídica, bem como para a subida dos Orixás e guias. Um verdadeiro ponto cantado nos atinge lá dentro do coração e da emoção, nos trazendo paz, fé, pela pureza e firmeza desses pontos maravilhosos.
Atabaque: As vibrações sonoras têm o poder de adormecer o emocional, estimulando a sensibilidade, modificando as irradiações energéticas, atuando sobre o padrão vibratório do médium, após esta mudança o mentor aproveita esta facilidade e adentra no campo eletromagnético, igualando-se ao padrão e fixando-o no mental de seu médium, direcionadamente. Em pouco tempo o médium, entra em sintonia magnética para a incorporação. Existem vários tipos de toques: • suaves e cadenciados (renovação afetiva e amorosa); • vibrantes (descarrega); • sons alegres (predispostos ao bom humor) .
Danças: A Umbanda recorrem às “danças rituais” pois, durante seu transcorrer, os médiuns se desligam de tudo e se concentram intensamente numa ação onde o movimento cadenciado facilita seu envolvimento mediúnico. Nas “giras” (danças rituais), as vibrações médium-mentor se ligam de tal forma, que o espírito do médium fica adormecido, já que é paralisado momentaneamente. No princípio, o médium sente tonturas ou enjôos, mas estas reações cessam se a entrega for total e não houver tentativa de comandar os movimentos, já que seu mentor quem o comandará. Nada é por acaso. Se o ritual de Umbanda optou pelo uso de atabaques, cantos e danças ritual, há todo um comando pelos senhores do alto dando amparo e sustentação.
Roupa Branca: O branco é a cor de Oxalá, que é o regente da Fé, da religiosidade dos seres da pureza, da humildade, da benevolência, da paciência da fraternidade da união e da caridade… O simbolismo da veste branca é bem visível, além de permitir uma uniformidade na apresentação do corpo mediúnico. Mas, se alguém se veste de branco e assume o grau de médium, dele também se exige que purifique seu íntimo, reformule seus conceitos a respeito da religiosidade e porte-se de acordo com o que dele esperam os Orixás Sagrados, pois estes que o ampararão daí em diante. O fato é que a Umbanda como uma religião possui seus próprios rituais ,suas próprias característica, e suas práticas.
Desenvolver a mediunidade não significa dar algo a quem não está habilitado para recebê-lo, mas sim, em habilitar alguém a assumir conscientemente o dom com o qual foi ungido.
Saravá Umbanda!
MÔNICA BEREZUTCHI
oi tenho uma duvida .a um ano estou na umbanda participando das giras mais na umbanda ainda nao encorporei neh uma vez so radiei uma vez e em casa sem eu querer ja encorporei trez veses porque isso? e como faço para melhorar minha encorporaçao e encorporar nas giras?
Caro amigo…
Essas perguntas voce deve recorrer ao pai da casa.
Dependendo da casa tem uma politica diferente..
Não se esqueça para trabalhar sua mediunidade com muito amor e caridade.
Um grande abraço
Equipe Umbanda Arquivo.
obrigado!
Caro amigos agradesço desde de ja a oportunidade de poder converçar com voces..
tenho uma grnade duvida e queria poder contar com a ajuda de voces para que eu pudesce resolver essa questao sobre a mediunidade..
tenho 22 anos.. e minha mae possue o dom da mediunidade porem é inexperiente e prefere nao continuar em frente.. tem acontecido coisas comigo tbm e queria pedir ajuda a vcs pra poder entender mais sobre a minha mediunidade… entender, saber o que fazer.. e como fazer…
espero poder contar com a ajuda de vcs..
um grande abraço..
COMO O IRMÃO DA PERGUNTA ACIMA,EU TBM FREQUENTO UM TEMPLO UMBANDISTA,E TBM VENHO SENTINDO VIBRAÇÕES,NUNCA ENCORPOREI APESAR DA ENTIDADE COM A QUAL ME CONSULTO DIZER PRA QUE EU DEIXE A ENTIDADE CHEGAR,PORÉM ACREDITO EU,QUE DEVERIA TER UM PREPARO,POIS ME DEIXA ASSUSTADA,TENHO MEDO DE ENCORPORAR EM OUTRO LUGAR Q NÃO SEJA O TERREIRO.AMO ESTAR LÁ,E ME IDENTIFICO MUITO COM OS PRINCIPIOS UMBANDISTA.E SEI Q ESTOU COM MINHA MEDIUNIDADE BEM AFLORADA,TENHO PEDIDO A TODOS OS ORIXÁS Q ME PROTEJAM E ELEVEM O MEU LADO ESPIRITUAL NOS CAMINHOS DO BEM E DA CARIDADE.
GRATA PELA ATENÇÃO.
Fique atenta! antes de tudo tenha a orientacao do chefe do terreiro!
ola,me chamo iara gostei muito dos comentario e me dou a liberdade de pergunta se puder me responder .quais sao os meus guias de frente.meu nome, e iara lucas gonçalves ,so que sou casada e tem o freitas,14041966. obrigado pela atençao beijos a todos……………………………..
diana rio de janeiro eu sou media eu estou em desevovimento e dificio eu naõ tou sem mais eu aquedito no meus orixais que eu vol vencer
ola eu so wenderson to en desenvolvimento mas nao consigo Me concentra Pra recebe meu guia o que eu Posso fazer.