jump to navigation

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FESTA DE OGUM DO IBIRAPUERA maio 8, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas.
trackback

“Vão para a rua que eu estarei à frente na proteção”. Estas foram as palavras de Senhor Ogum, incorporado em um médium, há 53 anos atrás. Nesta ocasião estava sendo realizada a 1a. Festa de São Jorge, pelos diretores da União de Tendas. O local, sim o local era um porão onde encontravam-se mais ou menos 50 pessoas, médiuns de Umbanda,  sendo que para aquela época era um número expressivo de pessoas, pois nós Umbandistas não podíamos fazer nossos trabalhos, sem que a polícia fosse perturbar.

Nesta época não podíamos tocar os atabaques e muitas vezes para disfarçar o barulho, nossos mais velhos ligavam o rádio, e assim passavam despercebidos pelos “CANELAS SECAS”, apelido dos policiais daquela época devido seus uniformes.

Deste dia em diante começou a saga da Festividade de São Jorge – Orixá Ogum. Sendo que esta festa foi realizada em alguns outros templos, até graças aos nossos Orixás, e ao trabalho árduo de nossos verdadeiros dirigentes como Ronaldo Linares, Dr. Acyolli, Demétrios Domingues, Mário Paulo, Milton Aguirre, Sebastião Campos, Jamil Rachid, e mais uma imensa lista de verdadeiras personalidades de nossa religião, conseguiram realizar a nossa Festa em um lugar público, sendo o primeiro local na Marquise do Ibirapuera, onde mesmo neste dia foram afrontados pela polícia e ameaçados de serem presos se não acabassem com a Festa, mas graças à intervenção de alguns políticos, a festividade continuou.

Quando assumiu a presidência da União de Tendas, Pai Jamil Rachid, prometeu realizar esta festividade por 50 anos (CINQUENTA ANOS), sendo que sua promessa foi cumprida. Nestes 50 anos de Festas de São Jorge, 37 deles foram realizadas no Ginásio do Ibirapuera, onde a União de Tendas foi a pioneira em fazer uma festa de Umbanda dentro de um Ginásio de Esportes. Muito trabalho, muita luta, e eu, Ogan Juvenal, desde criança participo desta festividade, sendo que por 30 anos consecutivos fui o Coordenador Geral da Festa de São Jorge. E ano, após ano, mais uma vez a União de Tendas inovou, com apresentações de grupos de danças, de capoeira, de bandeiras (Legionários da Umbanda), Corpo de Bombeiros carregando a imagem de São Jorge acompanhados pela Cavalaria da Polícia Militar, junto com a banda de Clarins Dragões da Independência, também da Polícia Militar. Então, percebam que “aqueles que nos perseguiam, batiam e prendiam, estão acompanhando São Jorge dentro do Ginásio e na rua, pois a procissão ERA imensa e muito bonita “.

Pois é, Pai Jamil Rachid cumpriu com sua promessa, fazendo a FESTA DE SÃO JORGE POR 50 ANOS CONSECUTIVOS, não foi fácil mais cumpriu. Eu me lembro de um ano que faltava dinheiro para realizar a festa, mas Pai Jamil não se abalou e vendeu um carro de sua propriedade para cumprir com os compromissos, era uma caravan que usávamos até como ambulância, pois cansei de levar pessoas filiadas à União, para hospitais com aquele carro.

50 anos de Homenagens, encerrou-se no ano de 2007, “a maior festa no mundo”,  todo em homenagem a um Orixá, realizada em local fechado, e que ficou conhecida internacionalmente, eu costumava falar que o Ginásio do Ibirapuera era e foi o maior Templo de Umbanda do Planeta!

Todos nós saímos tristes do Ibirapuera, mas ao mesmo tempo felizes por termos cumprido com a nossa missão. Confesso que me senti envaidecido por ter conseguido realizar tamanha festa a este Orixá, em conjunto com os diretores e associados da União de Tendas, e também não esquecendo de citar a Associação Paulista de Umbanda, seu antigo presidente Pai Demétrio, e o atual Moacir Papa, que sempre nos apoiaram e colaboraram junto com várias outras Federações, nossas co-irmãs, que sempre estão em parceria com a União de Tendas.

No encerramento da festividade dos 50 anos, nós gravamos um DVD, para recordação, e neste DVD, pedimos para que várias pessoas presentes deixassem um depoimento falando da festa, uma dessas pessoas foi Demétrio Domingues, que ali dentro do Ginásio do Ibirapuera se despediu de São Jorge e de todos nós Umbandistas, coisa que só fui perceber quando estávamos editando o DVD, e ele claramente dizia que aquela seria a sua última Festa, e que a próxima Festa de São Jorge seria nas dependências do Vale dos Orixás. Pai Demétrio acabou falecendo 3 meses depois da Festa.

Ficou então estabelecido entre os Diretores da União que a próxima Festa de São Jorge seria realizada no Vale dos Orixás, atendendo a um pedido muito especial de Pai Demétrios.

Mas no ano seguinte tudo mudou, pois a Umbanda estava comemorando o seu Centenário, e acatando um pedido do SOUESP, Pai Jamil resolveu somar forças, para que todas as Federações fizessem uma grandiosa festa em homenagem a São Jorge, novamente no Ginásio do Ibirapuera, sendo que a União de Tendas colaborou levando a tradicional imagem.

Enfim, acabou o Centenário, e a União de Tendas voltou ao seu antigo projeto de realizar a Festa de São Jorge no Vale dos Orixás, na Cidade de Juquitiba, no dia 26 de Abril de 2009. Mas cumpriu seu compromisso com o SOUESP, participando da festa pela ultima vez no Ginásio do Ibirapuera em apoio aos grupos Guerreiros do Axé e Chega.

E após toda essa história, fiquei pasmo ao ver um editorial do Guimarães dizendo abertamente que a União BOICOTOU a festa dele, digo sua, porque ele está usando o jargão da União de 50 anos, inclusive assumiu que foi a 52ª festa, sendo que foi a Primeira Festa que o ele realizou , mas ficou mais cômodo usar 52 anos !

Guimarães quem somos nós para boicotar festa sua, pois o senhor dizia abertamente que este ano levaria 25 mil pessoas ao Ibirapuera, mas pelo que se sabe não passou de 5000 mil pessoas, sendo que até foi um bom público levando em consideração as outras festividades existentes no mesmo dia.

A Festa de São Jorge realizada pela União, foi na cidade de Juquitiba, 80 Km distante do Ginásio do Ibirapuera, no que isto lhe atrapalhou? Saiba que lá no Vale dos Orixás conseguimos levar mais de 3.500 filiados, para nós um público excelente, pois nossos filiados tiveram que pagar os ônibus, sendo que para ir para o Ibirapuera foi divulgado que teria ônibus grátis em algumas estações do Metrô (Grátis ! ).

Pois é Guimarães, fomos parceiros em muitas ocasiões, mas para o senhor quando não estamos juntos nos tornamos inimigos, foi isso que todos os que leram em seu infeliz editorial entenderam.

Quem é que está causando a desunião, a União de Tendas ? o SOUESP ? Acho que o senhor deveria usar o editorial para única e exclusivamente agradecer àqueles que lhe ajudaram na festa, e não malhar ou falar mal dos outros, inclusive não vi o senhor citar, com ênfase, o nome do Dr. Basílio. Onde está aquele respeito que o senhor sempre disse ter por Pai Aguirre e por Pai Jamil?  Onde está a sua humildade para falar mal dessas duas pessoas que lhe ajudaram, e inclusive lhe deram um voto de confiança quando o senhor estava sendo mal falado por todos ? O senhor pecou com suas palavras neste editorial. Outra coisa, a União de Tendas e outras Federações, nunca fizeram reuniões a portas fechadas com seus filiados, e muito menos proibiram seus filiados de irem ao Ginásio do Ibirapuera neste ano, sendo que alguns até foram…

Guimarães espero que o senhor divulgue esta mensagem da mesma forma que divulgou e veiculou o seu editorial, pois quero aqui dizer que não estou para a desunião, mas da mesma forma que o senhor se expressou acho que devo ter o mesmo direito de me expressar.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para cumprimentá-lo pela festa de São Jorge que foi realizada neste ano e também ao Dr. Basílio que esteve este tempo todo ao seu lado.

Não leve a mal, mas a repercussão deste editorial foi negativa, por esse motivo fui obrigado a me pronunciar publicamente.

José Juvenal dos Santos – Ogan Juvenal

Coordenador Geral da União de Tendas de

Umbanda e Candomblé do Brasil.

Anúncios

Comentários»

1. josé severino da silva - novembro 12, 2009

gostaria de saber mais sobre sua federação

2. rose - março 15, 2010

gostaria de saber a data da festa de ogum este ano de 2010 podem me avisar para eu participar?

3. Cristina - abril 12, 2010

gostaria de saber a data da festa de Ogum de 2010 obrigado

4. vitor henrique da silva - abril 14, 2010

Gostaria de saber qual a data da festa do senhor ogun no ibirapoera este ano..??

gilvan dias - dezembro 30, 2010

gostaria de saber o endereço do vale dos orichas.
em juquitiba e do pai jamil rachid.
mir ajude.
dias.gilvan@yahoo.com.br

011 32751566

5. Katia Alves - abril 19, 2010

Gostaria de saber se é verdade que a Festa de Ogum, deste ano será no Polo Cultural da Av. Águia de Haia – Cid AE Carvalho no dia 25/04/2010. Se sim qual será o horário?????????

6. Paulo Augusto Ferreira Leite - abril 20, 2010

eu gostaria de saber que dia vai ser a festa de ogum nesse ano de 2010 coloca no site para nós ir na festa

mande pelo meu orkut:algustogatinhoo@hotmail.com

7. aline - abril 21, 2010

qria saber a data da festa de ogum de 2010 ?

8. Paulo Campinas - abril 22, 2010

HOMENAGEM AO GUERREIRO OGUM

A AUEESP – Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo convida os Amigos para uma grande homenagem ao nosso PAI OGUM, no dia 25 de abril, domingo, a partir das 15:00 horas no Clube Parque da Mooca, na Rua Taquari, 635 – Mooca – São Paulo – (enfrente a Universidade São Judas Tadeu).

É necessário que todos levem 1 quilo de alimentos não perecíveis que serão entregues a entidades sociais ligadas a AUEESP e espadas de São Jorge que serão consagradas e entregues a todos os presentes.

9. Inah - abril 22, 2010

Show TECNOMACUMBA com Rita Ribeiro

SESC Itaquera – 01 de maio – 15 hs

10. Gilmar Correas - abril 22, 2010

Quando sera a Festa de 2010 de Ogum ? gostaria muito de participar… Abraços

11. Sidnei - abril 23, 2010

Ogan Juvenal disse o que eu já achava.

Na minha opinião é a seguinte, acho que politica é importante mais nunca o principal em uma religião, quando perdemos o foco que é o povo Umbandista e Kandoblecista acho que alguma coisa esta errada.
Na festa de ogum de 2008 que erá referente ao aniversario de 100 da umbanda o evento parecia mais um comissio politico do que uma celebração ao orixa, falando com pessoas que frequenta a muito tempo a celebração nos informarão que a festa era muito mais legal do que aquele ano.

Fico alegra de saber que existe pessoas com a coraje e o amor na umband como o Srs da União de Tendas, queremos uma umbanda limpa o espiritismo preceisa de amor e nada mais.

Obrigado

Sidnei
Templo Filho de fé do Templo de Umbanda Cabloco Juremeira

12. kleber patricio da silva - abril 23, 2010

queira saber se eh esse domingo a festa dia 25de abril em 2010
acredeço a ser informado

13. José B. Alarcón - abril 11, 2011

Peço informes sobre a festa do orixá OGUM para est ano de 2011.
Muito Obrigado…..
Joseito

14. Mae Artemis de Iansãn - abril 29, 2011

Gostaria de saber data e local da festa de 2011


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: