jump to navigation

PERGUNTAS E RESPOSTAS DE UMBANDA POR Norberto Peixoto março 18, 2009

Posted by raizculturablog in Pensamentos do dia, Raizes da Umbanda.
Tags: , , , , ,
trackback
PERGUNTAS E RESPOSTAS DE UMBANDA
POR Norberto Peixoto
FONTE: LIVRO A MISSÃO DA UMBANDA
ED. CONHECIMENTO
CURSO GRATUITO EM PORTO ALEGRE – RS
1) Por que as entidades de umbanda usam o fumo?

As folhas da planta chamada ” fumo” absorvem e comprimem em grande quantidade o prana vital enquanto estão em crescimento, cujo poder magnético é liberado através das golfadas de fumaça dadas pelo cachimbo ou charutos usados pelas entidades. Essa fumaça libera princípios ativos altamente benfeitores, desagregando as partículas densas do ambiente.

2) Por que as entidades usam ervas verdes?

Por que cada erva ( principalmente a arruda, o alecrim, a sálvia, o guiné, mangericão e a espada de Ogum) possuem agregados em sua vitalidade elementos astromagnéticos que desmagnetizam e desintegram elementos etéricos densos e negativos presentes na aura dos consulentes.

3) Por que se usa a queima de pólvora ou ” fundanga”?

Quando queimados os grânulos de pólvora explodem causando intenso deslocamento molecular do ar e do éter, desintegrando miasmas, placas, morbos psíquicos, ovóides astrais, aparelhos parasitas e outros recursos maléficos como campos de força densificados com matéria astral negativa, os quais não foram possíveis de ser desativados pela força mental dos Guias do espaço e o fluido ectoplasmático dos aparelhos mediunizados.

4) Por que dos pés descalços na umbanda?

Nos atendimentos os médiuns tornam-se os “para-raios” de muitas energias densas deixadas pelos socorridos. Somos fonte condutora de correntes elétricas e pelos pés descarregamos nosso excesso negativo. Solas emborrachadas bloqueiam esse fluxo.

5) Por que do uso de bebidas alcóolicas nos trabalhos de Umbanda?

Não há necessidade de ingestão de bebidas, mas seu uso externo se faz porque o álcool volatiza-se rápidamente, servindo como condensador energético para desintegrar miasmas pesados que ficam impregnados nas auras dos consulentes além de agir como elemento volátil de assepsia do ambiente.

6) Por que dos pontos cantados?

Os diversos pontos cantados na Umbanda estabelecem condições propícias para que os pensamentos dos espíritos se enfeixem nas ondas mentais dos médiuns. Cada vibração peculiar a um Orixá tem particularidades de cor, som, comprimentos e oscilação de ondas que permitem sua percepção pelos sensitivos da Umbanda. Uma vibração sonora específica cantado em conjunto, sustenta a egrégora para que os espíritos da linha correspondente ao Orixá se aproximem, criando e movimentando no éter e no astral formas e condensações energéticas símiles aos sítios vibracionais da natureza que “assentam” as energias, como se nelas estivessem presentes.

7) Porque a Umbanda não faz milagres?

Porque religião nenhuma o faz. Porque o milagre está dentro de você, meu irmão e se faz à medida que muda as tuas atitudes, reformula teus pensamentos e põe em prática tua fé no Criador. Se alguém te prometer o milagre, fuja! Ali está um caloteiro tentando te enganar.

Anúncios

Comentários»

1. Manoel Jorge - julho 19, 2009

Penso que é chegada a hora de com os ensinamentos fantasiosos que ainda reinam em nossa incompreendida Umbada.
Parabéns ao Sr. Norberto pelas felizes explicações e obrigado ao Dívino Ramatís por dar início a toda esta abertura.

Itala - novembro 12, 2012

Os-orixá

2. Flávio Henrique da Silva - outubro 11, 2009

Boa noite irmão de luz.
O médio pode trabalhar em duas ou mais casa.
Saravá.

3. gilson do amaral - novembro 10, 2009

Bom dia Norberto!
Gostaria de saber qual a ligação que existe com a Corrente Astral de Umbanda e a Fraternidade Branca dos Mestres Ascensionados(existe alguma leitura em relação as esta dúvida).
Cada linha da corrente da Umbanda, pertence a um Raios especifico dos Mestres Ascensionados.
obrigado pela resposta
gilson

4. rodrigo - novembro 14, 2009

gostaria de saber oq siguinifica uma vela preta encontrada entre o travesseiro e a flonha com 3 letras A e o restante da vela preenchida de cruzes…
minha tia encontro isso na cama do meu primo..

e no quanto dele so entraram ele e a namora…

ele mora sozim….

obrigado

5. Marilene Ferreira - novembro 17, 2009

Muitas dúvidas:
Como é visto pela umbanda os miomas?
Pessoas “aquirem” miomas ? ou só os locais ?
Qual a diferença entre mioma e pensamento forma ?

Itala - novembro 12, 2012

Como-eles-mim-ajuda

6. Marilene Ferreira - novembro 17, 2009

ERRATA ERRATA

RSRSRSR

Falha nossa.
Onde lê-se miomas leia-se MIASMAS

7. Leandro - março 23, 2010

Meu querido amigo, aconteceu comigo algo inusitado. A família da minha noiva é da umbanda. Não frequentam terreiro e esporadicamente meu cunhado incorpora em CASA, o TRANCA RUA DAS SETE ENCRUZILHADAS. Pois bem, dia 21 de março de 2010, por volta das 21:00, cheguei na casa dos pais da minha noiva, pois estes ligaram para ela dizendo que o seu tranca rua queria falar com ela. Após entrar na casa, fui recebido com palavrões e gargalhadas do seu tranca rua. Em determinado momento, baixou na minha sogra o OMOLÚ que, juntamente com o TRANCA RUA que estava no meu cunhado, começaram a gritar e me agredir verbalmente alegando que minha mãe estaria fazendo trabalhos para levar minha noiva para o “buraco”, sendo que minha mãe é católica e não mexe com trabalhos. Assim, por ser espírita KARDECISTA, resolvi retirar-me do recinto para não entrar em conflito com tais entidades, uma vez que as respeito. No entanto, no momento que me levantei e peguei minha carteira para ir embora – tudo estava acontecendo na sala da casa -, passei a ser AGREDIDO FISICAMENTE pelo tranca rua. Agressões essas que foram desde empurrões, peitadas e gravata no pescoço. Por sinal de respeito, resolvi ficar mas não vendo a hora de ir embora dali. As agressões físicas foram desnecessárias e tinham como objetivo me forçar a ouvir o que tinham para falar, sob pena de me passar o rabo. Insisti que queria sair dali e novamente fui agredido. Fui vítima dos crimes de cárcere privado e lesões corporais.
Assim, gostaria de saber se a prática de violência física pelas entidades é comum? Se ele podia me passar o rabo como falou, pq então me agrediu fisicamente? E o fato das sessões acontecer sempre na sala da casa que é um ambiente familiar, é normal?
Grato desde já.

Leandro

Rodrigo Lutfi Coimbra - abril 10, 2010

Leandro,
Sou médium de Umbanda, sendo inclusive “cavalo” de Seu Tranca Ruas e garanto a ti, com toda certeza do mundo, que os espíritos que incorporaram nestas pessoas não passam de quiumbas e zombeteiros, que utilizando a afinidade com o coração sujo e maldoso destas pessoas, falaram e agiram de uma maneira que JAMAIS um Exu o faria. Quem merece uma surra são eles, os espíritos safados que se passam por guias de Umbanda e estes pseudo médiuns que defamam e desgraçam o nome da maravilhosa e caridosa Umbanda.
Que Oxalá te abençoe, meu irmão e que os Exus tomem conta e prestem conta destes safados que utilizam o nome dos guias em vão.
Abraço
Rodrigo Lutfi Coimbra

Valéria - outubro 22, 2012

Parabéns pelo comentário!!!

8. Adriana - Tropical AM 1320 - julho 12, 2010

Amanha dia 12/07 de 2010 as 08:00hs da manha, teremos uma entrevista na Rádio Tropical AM 1320 – Curitiba – Paraná, sobre UMBANDA. PAULO THARCICIO DA FUEP.Programa Carlos Simões das 07:00hs as 09:00hs de segunda a sexta feira.
Pela web http://www.tropicalam1320.com.br/radio.html

Curitiba- Paraná- Rádio Tropical AM 1320 (41) 3266 1320

9. Laercio pompermayer - agosto 31, 2010

Prezado Irmao Norberto Peixoto

Ja’ estive pessoalmente conversando com o Sr. na Chopana do Caboclo Pery
sobre o trabalho da umbanda e espiritismo.
A orientaçao que preciso e’ a respeito da loja Grande Oriente de Porto Alegre,
Se necessario contato pessoal estarei amanha em Porto Alegre,

Agradeçø o retorno,

Fique na Paz do nosso Criador

Lp.’.

10. Jurandir Silva Proença - novembro 11, 2010

Querido irmão, Norberto Peixoto
Aproveito este primeiro contato para parabenizá-lo pelo livro UMBANDA PÉ NO CHÃO, que acabei de ler, e pela assistência maravilhosa e como sempre muito esclarecedora desse Irmão de grande evolução que se apresenta com o nome de RAMATIS.
Gostaria de colocar algumas questões que dentro das minhas pesquisas ainda não obtive resposta.
_Em que momento a entidade Exu passa a ser reconhecio dentro da Umbanda e fazer parte dos nossos trabalhos?
OBS.Já que nas determinações do Caboclo das Sete Encruzilhadas, quando da fundação da Umbanda,refere-se que as entidades seriam caboclos/Pretos Velhos/e crianças.
Antecipadamente agradeço muito pelos esclarecimentos vossos e também do Grande Irmão que vos acompanha.
Grande Abraço
Saravá

Jurandir Silva Proença
Pelotas(RS)
(053)8114 4404
(053)3273 7231

11. alcione rodrigues - janeiro 3, 2011

Prazer em estar em contato com os senhor,que DEUS esteja sempre o iluminando.
Sou médium de umbanda,trabalho em duas casas espíritas as duas de umbanda porém o CEU(centro espirita e universalista)como o nome diz é mais universalista assim procedo assim procedo pois comeceu no ceu e depois senti necessidade do desenvolvimento numa casa de umbanda branca,sou uma pessoa unversalista, pois acredito apenas na caridade e se estamos dividos em religiões é devido o temperamentos separativista do homem,DEUS é unico e ele quer apenas que façamos caridade.
Esse fato pode acarretar algum problema?afinal trabalhamos com energia,embora sinta que esta faltando alguma coisa ,tenho sentido vontade de fazer apometria.
Existe uma questão que eu pergunto a vários médiuns mas ninguém sabe me responder,as vezes quando acordava aparecia no meu braço manchas vermelhas como se eu tivesse sido arranhada,algumas dessas marcas tem o formato de um tridente , depois que me espiritualizei e tomei um banho de pipoca tudo se resolver ,mas agora estou tentando ajudar uma pessoa que tem o mesmo problema e essas marcas voltaram, só que o caso dela é mais grave e envolve magia negra.obrigada , se um dia for á São Paulo gostaria de conhecê-lo.

12. armando - fevereiro 14, 2011

oi fiz uma oferenda para exu coloquei numa encruzilhada próxima de minha casa. eu posso passar nessa encruzilhada ou não.

13. armando - fevereiro 14, 2011

oi estou com problemas na área sexual devo fazer oferenda para exu ou pombo gira?

14. rosemeire chagas - março 7, 2011

Prezado Irmao Norberto Peixoto,
Fui visitante em um centro de Umbanda a 07 Anos, faz quatro meses que o pai do terreiro me chamou para desenvolver, a minha duvida esta no seguinte tema:
JA FAZ MUITO TEMPO QUE O PAI DE SANTO NÃO ESTA RECEBENDO SEUS GUIAS E ISSO ME DEIXA MUITO PREOCUPADA, O QUE O SR PODE ME FALAR SE ISSO É NORMAL OU ALGO ESTA DE ERRADO,E O QUE DEVO FAZER, espero sua resposta, e desde já desejo-lhe muita paz e luz.

15. José dos Santos - março 8, 2011

Irmao Norberto Peixoto,
Fui visitante em um centro de Umbanda a 6 Anos, hoje estou desenvolvendo, so que o padrinho já faz muito tempo que não recebe seus guias eu não sei porque; a minha duvida é: sera que esse terreiro e verdadeiro ou não, aguardo a sua resposta e Oxala que o Abençoe

16. José dos Santos - março 8, 2011

Irmao Norberto Peixoto,
Fui visitante em um centro de Umbanda a 6 Anos, hoje estou desenvolvendo, so que o padrinho já faz muito tempo que não recebe seus guias eu não sei porque; a minha duvida é: sera que esse terreiro e verdadeiro ou não, ao ver uma pergunta acima tomei a liberdade de perguntar quase igual aguardo a sua resposta e Oxala que o Abençoe

17. FERNANDA - março 18, 2011

olá, frequento um terreiro de umbanda ja vai fazer um ano, mais ainda tenhos muitas duvidas, faço parte da gira, meus guias só encontam ao meu lado, nao tenho total imcorporaçao. algo esta me intrigando muito, quando vou dormir as vezes, parece que algo me ipnotisa e sinto uma vibraçao como se fosse ondas mais muito forte as vezes sinto muito frio e fico conciente tentanto sair daquela situaçao, mais as ondas de vibraçao sao muito forte, e sinto algo passar a mao no meu corpo e fico desisperada, por duas vezes eu senti muito arrepio e frio e falaram no meu ouvido bem baixinho, oi, e de repente consigo sair daquilo. o que esta acontecendo comigo? eu nao entendo, sera que sao meus guias, a primeira vez que aconteceu isso percebi que queriam fazer sexo comigo, e a maioria das vezes era de segunda feira. por favor me ajude entender. no terreiro que frequento falam que recebe dona maria mulambo, e o exu cobra, e que sou filha e iemanja com xango.

18. Tainá - maio 20, 2011

Olá, eu frequento um centro de umbanda a mais ou menos um ano e sempre senti vibrações. Mais nesses últimos meses elas estão cada vez mais forte, e sempre que começa o trabalho eu começo a tremer e sentir espirítos se aproximando. Isso está se tornando cada vez mais forte, o que eu devo fazer?

19. paulo - maio 23, 2011

fiquei seis anos em uma casa e ate hoje nunca encorporei, porque sera. tenho dificudade de me sincronizar com a entidade como fazer para conseguir essa sincronizaçao

20. joana - junho 27, 2011

pergunta
meu pai de santo faleceu, e não sei o que fazer com alguns objetos que tenho do terreiro (tenda), do tempo que eu freqüentava. o terreiro dele foi fechado e desfeito e não ficou substituto, e fiquei com alguns objetos tais como fardas, guias, baralho, pandeiro, leque entre outros. gostaria de saber o que faço com esses objetos, já que não pretendo freqüentar outros terreiros, pois não tenho completa confiança nos da minha cidade.

21. matheus estevam - outubro 4, 2011

eu queria saber porque ,quando a genta ta no terreiro ,presenciando a gira da vontade de ta la dentro .e queria saber tambem quais sao os meus pais na umbanda

22. Ricardo do Prado Minarro - fevereiro 3, 2012

Neste domingo ultimo fui em um centro de Umbanda, nele fiz consulta com o pinga fogo, o mesmo me falou que meu lugar não era ali por meu espirito ser muito evoluido, que tinha algo comigo desde quando nasci, uma missão na terra. Ai falei quero ser usado por Deus e nesse momento veio um espirito em mim e eu gritava em linguas, da mesma forma quando tinha sido batizado em espirito na igreja evangelica. Depois o meu amigo que havia me levado lá para destravar minha vida profissional falou que a entidade perguntou se sabiam quem tinha vindo e falou que era o terceiro filho de Jacó, pesquisei na biblia e era Levi.
Bom disse que era um espirito de muita luz, e que era o tal Levi, agora não sei o que fazer, pois quem me levou lá não tem muita instrução de sabediria para me guiar e aconselhar. Queria entender o que aconteceu e como fazer para entender mais e saber sobre essa missão ao qual terei de executar no mundo.
Se alguem puder me escrever e clarificar como proceder agradeceria.

23. José Roberto - março 20, 2012

Tenho 34 anos,á 4 anos me trato para depressão. A 2 anos comecei a apresentar síndrome do pânico.Apesar de todo esse tempo me tratando não consigo ter uma melhora significativa e estou sempre tendo recaídas Arrumei um emprego mas fiquei doente estou com síndrome do túnel do carpo e também estou com uma cervicobraquialgia .Tive que me afastar do emprego pois sinto muitas dores entre outros sintomas que me incapacitam para trabalhar.Gostaria de saber se tem alguma possibilidade de eu ser auxiliada com o tratamento apométrico á distância,pois não conheço nenhum lugar que faça apometria aqui no Rio de Janeiro.Desde já agradeço a atenção.

24. aurelio ornelas - junho 4, 2012

meu nome e aurelio gostaria de saber gosto dos culto afro a credito em entidade mais toda as veses que fui fiz trabalho indicado pelo pai de santo tudo na minha vida anda para tras ja fui em varios e sempre as mesma coisa

25. Itala - novembro 12, 2012

Os-orixá

26. Antonio Rego - fevereiro 17, 2014

Sr. Norberto Peixoto. Eu me chamo Antônio,tenho 64 anos e há seis assumi minhas responsabilidades na Umbanda,apos 58anos de praticas espiriticas numa casa Racionalista Crista,sediada na cidade do Rio de Janeiro.O terreiro onde trabalho segue a fundamentação doutrinaria da Tenda Espirita Mirim,,fundada nos anos vinte do século passado, nesta cidade.Nas giras eu tenho a função de segurar a porteira da casa,ja que sou,espiritualmente falando,,cabeça de Iofa, mao esquerda de Ogum,mao direita de Orixala enos pes todas as Iabas. Peço que discorra sobre essa responsabilidade mediúnica, já que ninguém que eu saiba, disse algo sobre o assunto..Nem mesmo W W da Mata e Silva, Francisc0 rivas Neto ,Hercílio Maes e outros autores sérios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: