jump to navigation

Entre a Caridade e a Cidadania Espiritual – Marchas e Contramarchas nos 84 anos de literatura umbandista agosto 18, 2010

Posted by raizculturablog in Pensamentos do dia.
trackback

É com muita alegria que divulgamos uma importante notícia obtida pelo acompanhamento do twitter do Pai Rivas (https://twitter.com/rivasneto).
A FTU disponibilizou o link com o TCC na íntegra da teóloga Carol N. M. da Luz que carrega o título:

“Entre a Caridade e a Cidadania Espiritual – Marchas e Contramarchas nos 84 anos de literatura umbandista”.

Este trabalho acadêmico sobre a literatura umbandista ao longo da história é inédito. Foi produzido no ando de 2008 e submetido ao corpo docente da FTU em abril de 2009.

O mesmo pode ser encontrado neste link:

http://www.ftu.edu.br/Site/detalheProdAcademica.php?id_producao=68

Segue o resumo do TCC:

“Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fazer um painel da literatura produzida desde 1925 até os dias de hoje.

Desconhecemos alguma publicação que tenha realizado esta tarefa, e em função do volume de obras e autores, optamos por fazer uma abordagem temático-histórica.
Esquematicamente dividimos essa literatura em 3 temas básicos que nomeei de “momentos” Etimológico, Doutrinário e Teológico.

Preferimos o termo “momento” por entendermos, em consonância com o Prof. Rivas Neto, que a Umbanda é uma “unidade aberta” e está em contínua construção. Os “temas” não estão conseqüentemente “fechados”, nem a história de suas concepções doutrinárias imposta por algum tipo de codificação, muito menos por uma teologia finalizada. Entendemos por “momento” este processo incessante de construção e reconstrução que podemos observar nos livros de diferentes autores em diferentes épocas. Em resumo, procuramos mostrar a trajetória do movimento Umbandista a partir de seus escritores indo de uma concepção caritativa da Umbanda – “manifestação do espírito para a caridade”, proposta pela primeira obra, até os dias atuais em que se propugna a idéia de que a Umbanda visa resgatar a cidadania espiritual.”

Boa leitura!!!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: