jump to navigation

CENSO 2010: Retificando uma informação – O que está por detrás desta confusão? agosto 18, 2010

Posted by raizculturablog in Recados.
trackback

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Na última sexta-feira escrevemos o texto “Questões polêmicas sobre o Censo 2010 – Vamos fazer militância!” que repercutiu bastante nos fóruns de internet. Ficamos felizes com o desdobramento, não pelo nosso texto em si, mas pela preocupação ter sensibilizado para uma discussão importante: Saber quantos somos!

Qual não foi a minha surpresa ao ler as palavras do Alex de Oxóssi – um dos funcionários do IBGE e umbandista – diferentes da que o próprio IBGE informa em seu FAQ (Frequently Asked Questions – Perguntas Frequentes). Ao irmão planetário Alex de Oxóssi agradeço as preciosas informações e desde já dispenso a necessidade de passar para o CONUB a sua matrícula. Sua palavra é suficiente para acreditarmos nas informações trazidas pelo email que estou anexando. Mais uma vez obrigado.

Pois bem, entrei em contato com o 0800 do IBGE para verificar qual informação o atendente prestaria: a que está no FAQ ou a que os funcionários recenseadores estão executando. O atendente da Central de Atendimento informou que o procedimento dito pelo Alex era o correto.

Sendo assim, gostaríamos de retificar o nosso posicionamento inicial. Só é possível responder o questionário ampliado (possuidor da questão culto/religião) quem for sorteado para respondê-la. Mesmo acessando a internet, não será possível respondê-la aquele que fora abordado pelo questionário simplificado.

Agora diante de tanta desinformação, de tantos encontros e desencontros, fica uma dúvida. Por que este processo de recenseamento envolvendo questões religiosas está tão complicado?

A FTU discute estes assuntos faz tempo, tendo como consequência direta os debates ensejados pelas palestras do prof. Reginaldo Prandi e do Prof. Marcelo Camurça durante o I Congresso de Umbanda do Século XXI no ano de 2008, onde vários dados do censo de 200 no aspecto culto/religião foram desdobrados.

Não somos adeptos de teorias conspiratórias, mas é muito estranho como a abordagem do fator religião em todos os censos que o contemplaram. Para este censo que já está no ar, pouco pode ser feito a não ser reclamar pelo email censo2010@ibge.gov.br. Mas cabe a todos nós, nos mobilizarmos para que o próximo seja realizado com critérios mais justos e, principalmente, transparentes.

Ps: Ao irmão Alex de Oxóssi, agradecemos o relato e voto de confiança no CONUB.
Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: