jump to navigation

Aviso importante! junho 21, 2009

Posted by raizculturablog in Recados.
Tags: , ,
trackback

O CONUB(Conselho Nacional da Umbanda do Brasil) gostaria de trazer algumas informações importantes sobre a nossa parceira FTU(Faculdade de Teologia Umbandista).


Dando continuidade ao trabalho de socialização do saber, a faculdade está disponibilizando em seu sítio (www.ftu.edu.br) uma seção intitulada “Produção Acadêmica” onde alunos, professores da própria instituição e umbandistas interessados no conhecimento acadêmico terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos. A FTU está abrindo esta sessão com o artigo “O Sacerdócio Umbandista – Entre a Tradição e a Massificação”, autoria de João Luiz de Almeida Carneiro.

Transcrevemos o resumo do artigo:

A Umbanda perpetua a tradição de uma forma não codificada. Para manter esta metodologia viva conta com a oralidade do qual reconhecidamente o sacerdote é o principal responsável, o que implica em um dinamismo constante. O movimento umbandista é uma unidade aberta em contínua construção. A partir dos estudos de Mircea Eliade, buscamos apresentar como o Sagrado se relaciona com espaço religioso umbandista e cotejá-lo com as tentativas de profanação do mesmo através de cursos de formação sacerdotal calcadas em perspectivas mercadológicas. Para confrontar estes conceitos com a prática religiosa, entrevistamos um dos terreiros mais tradicionais da Umbanda: a Tenda Nossa Senhora da Piedade.

Para ler o conteúdo na íntegra basta acessar o sítio: http://www.ftu.edu.br/producao_academica.php.

Parabenizamos a Faculdade de Teologia Umbandista por não só levar a Academia para a Rua , mas permitir que o processo inverso também ocorra. A FTU realiza ações que vão ao encontro de seu mote  “Educando para uma Cultura de Paz, aproximando o Saber Religioso do Acadêmico e o Acadêmico do Religioso. Não excluindo o saber popular tradicional”.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: