jump to navigation

Escola do Caboclo das 7 Encruzilhadas e formação sacerdotal maio 3, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas.
Tags: , , , , ,
trackback

Aranauan, Saravá meus amigos listeiros,

Hoje estivemos nas dependências da UEUB(União Espiritista da Umbanda do Brasil) participando de Gira em Louvor a Ogum, Preto-Velho e as Mães do nosso país organizada pela Tenda Espírita São Jorge(TESJ) e Cabana de Mestre Omulu (CAMEO), casas espirituais dirigidas pelo Pai Pedro Miranda.

Momentos antes da Gira fizemos uma entrevista com este pai espiritual. O tema da nossa prazerosa conversa foi a formação sacerdotal dentro da Escola do Caboclo das 7 Encruzilhadas.

Pai Pedro foi muito claro ao afirmar que tanto Zélio, quanto o 1º dirigente da TESJ, o senhor João Severino Ramos, formaram seus dirigentes espirituais dentro do terreiro. O próprio João Severino Ramos fui indicado pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas para tal função e também não se submeteu a nenhum curso.

Além disto, perguntamos se o próprio Pai Pedro Miranda teria sido formado dentro do terreiro ou fora dele e o mesmo afirmou com todas as letras que o sacerdócio é algo inerente à Espiritualidade, ao terreiro, às sessões de desenvolvimento mediúnico fornecido pela tendas.

Assim Pai Pedro Miranda – este sim verdadeiro representante da 3ª geração da Escola do Caboclo das 7 Encruzilhadas – confirmou para nós que é impossível o Zélio ter apoiado qualquer tipo de construção de curso para formar pais de santo. Este aprendizado é exclusivo do terreiro e especificamente para aqueles que têm o compromisso espiritual já firmado com a Espiritualidade.

Observação. A gravação foi doada para FTU e consta em sua biblioteca para estudo de seus alunos. Quem quiser acessar gratuitamente a mesma, basta entrar em contato com a secretaria da faculdade através do email: faculdade@ftu.edu.br


Saravá fraternal,

João Luiz de A. Carneiro
Discípulo de Pai Rivas (Mestre Arhapiagha)

Anúncios

Comentários»

1. ana m. aguiar - agosto 24, 2009

Apesar de , mesmo frequentadohá anos, a Órdem Iniciática do Cruzeiro Divino, creio que, Pai Pedro Miranda, está certo, quando diz que o Sacerdócio umbandista, é inerente ao terreiro, é dom do médium, que não se forma em curso algum. Teólogo sim, poderá ser formado em curso especial como a FTU, grande luta de Mestre Arhapiagha em sua fundação!
Proveitando o ensejo, gostaria de saber qual a função do “paó”(palmas) após entoação de um ponto, ou saudando visitantes ao
Templo, pois sempre gosto de saber o porque do que presencio, mas não entendo! Agradeço atenção e peço excusas se menciono algo que não seja de minha alçada. Aranauan!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: