jump to navigation

Sacerdócio Por Alexandre Cumino maio 1, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas, Mediunidade.
Tags: , , ,
trackback

Pai de Santo, Mãe de Santo, Pai no Santo, Mãe no Santo, Pai Espiritual, Mãe Espiritual, Padrinho, Madri­nha, Cacique, “Cacica”, Mestre, Mestra, Comandante, “Comandanta”, Chefe, “Che­fa”, Orientador, Orientadora, Mi­nistro, Ministra ou Dirigente?

São varia­das as formas de identificação do Sacer­dote ou Sacerdotisa de Umbanda.

Pe­ran­te o Estado é sacerdote o líder re­conhecido oficialmente por uma comuni­dade,em atas e estatutos, como o seu “ministro religioso”.

Todas as religiões instituídas tem o co­nhe­cimento da necessária e bem vinda instrução e formação sacerdotal,que nos seus primórdios, era passado de “Mestre” para “discípulo”.

Já no mun­do antigo foram criadas escolas de pre­pa­ro sacerdotal coletivo, onde seus mis­térios são compartilhados pelo grupo.

Com a Umbanda não seria dife­rente, os médiuns se desenvolvem den­tro do terreiro em que freqüentam e se no futuro tiverem a missão do sacer­dócio serão preparados neste mesmo am­biente por aqueles guias que o acompanharam desde o início de sua ca­minhada mediúnica.

PORÉM…

Nem tudo se passa tão tranqui­la­mente, para médiuns umbandistas em ge­ral e para os que tem a missão sacerdotal em específico.

Muitos umbandistas tem a mediu­nidade aflorada do dia para a noite, al­guns sem ter partici­pa­do de nenhuma corrente mediúnica e ain­da assim incor­poram Guias de Um­banda que lhe pedem pa­ra tomar a frente de um trabalho es­piritual, ex­plicando que é uma mis­são.

Ou­tros se de­sen­volveram em um tem­plo, incor­poram seus guias que traba­lham mui­to bem e em deter­minado mo­mento tam­bém lhe esclarecem so­bre sua missão: tomar a frente de um tra­balho que se fundamenta ne­les, os men­tores.

Muitos começam dentro de casa, num quarto, sala, garagem ou quintal e na maioria das vezes o trabalho cresce e junto também aumentam as duvidas e os questionamentos, internos e exter­nos.

Afinal, não são poucos que se en­con­tram nesta mesma condição: já pos­suem o dom, tem missão e sentem que falta algo em sua jornada, algo que seja um amadurecimento ou ainda a orienta­ção pratica/teórica que lhe dê seguran­ça ou simplesmente lhe responda algu­mas de suas dúvidas.

É a estas pessoas se destina o que chamamos de CURSO DE SACERDÓCIO e não encontramos definição melhor pa­ra identificar um modelo de ensino que envolve conteúdo teórico/prático, me­to­dologia e reconhecimento da comuni­dade que o acolheu.

Zélio de Moraes, O Pai da Umban­da, preparava seus médiuns para exer­cer o sacerdócio à frente das Ten­das fundadas pelo Caboclo das Sete En­cru­zilhadas, também ajudou e orien­tou centenas de médiuns Brasil afora em assumir esta missão.

Benjamim Figueiredo fundador da Tenda Espírita Mirim, 1924, e criador do Primado de Umbanda, também orga­nizou uma metodologia de formação me­­diúnica e sacerdotal para seus mé­diuns e filiados.

Pai Ronaldo Linares ao que nos cons­ta, é o criador do primeiro curso, aberto, de sacerdotes na Umbanda (Cur­so de Babalawôs), na década de 70, que já está na tur­ma 27 (Barco 27), onde formou já mi­lhares de sacerdotes.

Pai Ronaldo conviveu com Zélio de Moraes e encon­trou nele o apoio necessário para a cria­ção deste modelo de preparação sacer­dotal umbandista.

Rubens Saraceni, preparado por Ro­nal­do Linares, recebeu de seus men­tores uma enorme quantidade de infor­mações teológicas de Um­banda e junto a missão de dar inicio aos CURSOS DE DE­SEN­VOLVIMENTO MEDIÚNICO, TEO­LOGIA e SACERDÓCIO dentro de um modelo também criado pela espiritua­lidade por meio dele, enquanto médium e Sacerdote Umbandista.

Mais ainda, Ru­bens, instruiu sa­cerdotes com con­dição e ou­torga de preparar outros sa­cerdotes.

Entre eles estou eu, Alexan­dre Cumino, que formei neste mês a ter­ceira turma de sacerdotes (31 Sacerdotes) por meio da espiritualidade que me assiste.

Ego dos egos e vaidade das vaidades aqui estou EU, falando de mim mesmo, uma heresia para aqueles que são ou se con­sideram religiosos. No en­tanto, o obje­tivo é apresentar o pro­cesso pelo qual passaram estes sacer­dotes.

Sabemos que ninguém faz do outro um sacerdote!!!

Sacerdócio é Missão dentro da religião !!!

Portanto,

Para entrar no CURSO DE SACERDÓCIO

foi pedido como pré-requisito que os médiuns fossem desenvolvidos e atuantes na religião.

O primeiro passo deste sacerdócio foi o estudo da Teologia de Umbanda e da Magia da Velas(Magia Divina das Se­te Chamas Sagradas), mais de um ano de teoria.

Ao ingressarem na parte prática, foram chamados os seus ca­boclos

para confirmarem se deviam ou não participar do trabalho ativo de sa­cerdócio.

Durante mais de dois anos de praticas foram apresentados aos Ori­xás e demais linhas de trabalho,re­ce­beram instrução religiosa e legal para abertura e manutenção do templo.

No ultimo ano de curso, além das aulas, passaram a realizar trabalho pratico e caritativo,de atendimento com seus guias, em ambiente de terreiro, o mesmo ambiente das aulas teóricas e práticas.

Este trabalho de terreiro não termina ao fim do curso formando mais uma corrente mediúnica que se

perpetuará no tempo, em prol dos que procuram nossos guias.

Daí, pa­ra abrir uma casa, continua valendo a máxima:

O sacerdote, mesmo for­mado, só assume esta missão frente a uma tenda ou terreiro de Umbanda se o seu mentor assumir e confirmar que este é seu caminho.

Faço lembrar, ainda, dos meus irmãos e irmãs abaixo, que também tiveram e têm a oportunidade de mi­nistrar o

CURSO DE SACERDÓCIO UMBANDISTA:

Mãe Mercedes (Templo Pai Oxalá e Pai Ogum);

Mãe Herminia (Templo UFFAD);

Mãe Mônica e Pai Marcelo (Templo da Luz Dourada);

Pai Jorge Scritori (Templo e Instituto Cultural Sete Porteiras);

Pai Rodrigo Queiroz (Templo e Instituto Cultural Aruanda);

Pai Adriano Camargo (Templo Ventos de Aruanda);

Mãe Conceição (Templo CEIE);

Pai Luiz Renato (Templo Anjo Divino Salvador);

Paulo Sergio Ludogero (Templo Santa Rita);

Pai Eduardo Frankiw (Templo Caminhos da Evolução);

Pai Sérgio Fontes (Templo Casa de Caridade Legião de Oxossi e Ogun);

Antônio Baggio (Templo Núcleo de Umbanda Sagrada Flecha Dourada);

Cecília de Angelis (Núcleo de Culto Umbandista);

Entre outros, sacerdotes, preparados por Rubens Saraceni, formado por Ronaldo Linares, que por sua vez foi intruido por Zélio de Moraes!!!

Teologicamente falando há toda uma linhagem sacerdotal e também uma tradição que já passa por três gerações.

E como diriam os mais antigos, Umbanda é assim: “quem tem, tem… quem não tem, não tem!”

Este ano ainda darei inicio a quarta turma de sacerdotes,

Apenas para quem já for médium umbandista desenvolvido (que realiza trabalhos caritativos com seus guias espirituais)

e tenha cursado Teologia de Umbanda Sagrada, onde se encontra o preparo teórico básico para tal, e Magia das Sete Chamas Sagradas, o que conclui ao final três anos de estudos teóricos e prácos além.

Um grande abraço a todos,

Alexandre Cumino .’.

Comentários»

1. Gilberto dias - junho 4, 2009

como ser um participante do curso de sacerdote uma vez que a cerca de mais ou menos vinte anos exerço a função de aparelho de inúmeras entidades as quais trabalho em várias casas mas possuo os dotes de dirigente e gostaria de informes sobre o curso, quanto custa e local de aulas.
Obrigado

raizculturablog - junho 5, 2009

Por favor entrar em contato com :
COLÉGIO DE UMBANDA PENA BRANCA
RUA PARACATU, 220 – Próx. a estação SAÚDE do metrô.
Travessa da Av. Jabaquara – altura do 1900 (sentido centro).
FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO PELO TELEFONE: 3441-9637

2. Elaine Cristine F. G. Rodrigues - janeiro 5, 2010

gostaria de receber informações do curso de sacerdote (duração,inicio,horario,custo,dias)

Elaine

obrigado por sua atenção

3. margareth passero pastore arnoni - março 10, 2010

fiz o curso de mediuns no Centro espirita persererança, trabalhei 18 anos como medium.quero saber qual curso devo começar ,minha prioridade é sacerdocio da umbanda ,pois já frequento terreiro de umbanda desde minha infancia ,meu pai foi ogan (já desencarnado) por 40 anos .

4. Fabio Domingues - março 16, 2010

Prezados Irmãos!!

Estou com minha casa aberta na zona sul e gostaria de saber quem sabe onde posso retirar o JUS – Jornal de Umbanda Sagrada?

Desde já agradeço a todos!!

5. Eduardo Bacani - março 28, 2010

gostaria de receber informações do curso de sacerdote (duração,inicio,horario,custo,dias)

EU JA CONCLUI AS APRESENTAÇOES
QUERIA TERMINAR
VCS PODEMME ENCAIXAR EM ALGUMA TURMA?
OBRIGADO

6. Marco Antonio Maldonado - abril 19, 2010

Minha esposa faz curso com Pai Jorge Scritori em SP, e soube que em Santos o Pai Alexandre Cumino tbm ministra cursos,gostaria de saber quais e onde.

Grato

Marco Antonio

7. claudete - abril 20, 2010

sou nascida e criada num terreiro de umbamda hoje tenho 40 anos nao gostaria de partir dessa vida sem antes cumprir minha missao nesta terra aqui a onde moro em barbacena minas gerais tenho contato com varios zeladores de santo todas as casas que vou me dizem que minha missao e ter minha casa aberta so que nao encontrei uma resposta certa para tudo isso gostaria de alguma ajuda trabalho em uma casa a 6 anos mais ainda nao obtive o que realmente estou precisando quando vou dormir minhas entidades se manifestam atraves de sonhos me orientando tudo o que devo fazer quando falo sobre o assunto meu zelador nao da a devida importancia por isso peço lhe ajuda urgente certas coisas ja esta influenciando na minha vida mande-me um conselho

claudete-1903@hotmail.com

8. gilberto dias - maio 21, 2010

boa noite!

Gostaria de saber mais sobre os cursos ministrados.Em contrapartida há mais ou menos trabalho com várias entidades espirituais, mas não possuo casa.Sou um caso que pode vir a efetuar o curso de sacerdócio ou não?Gostaria de receber resposta pelo e-mail:gilbertodias17@yahoo.com.br

9. Valter Soares Defensor - julho 20, 2010

Gostaria de receber informaçães sobre o curso: MAGIA DIVINA das SETE CHAMAS SAGRADAS; duração,inicio,horario,custo e dias.

10. mário - outubro 14, 2010

Alexandre nós todos erramoserramos,eu sou o percusssor do fim, o homem ao morrer dorme no mineral, acorda na planta,se anima no animal e racionaliza no homem, estamos dentro de um verdadeiro e único Deus, devemos amar o próximo pois esse grande homem se deita em seu eixo e não em exu que não significa nada, temos que reunir nosso povo e pedir que se deitem as imagens e esculturas pois de nada servirá as súplicas a esses deuses, irmão escute o que eu digom pois Deus está comigo, é chegada a horada grande batalha, e se nós não nos unirmos não veremos a glória de Deus, junte os acontecimentos recentes e verá que não minto, veja o caso dos mineiros aquilo foi um teste para ver o limite de resistência dos homens, mas de nada adiantará ficar em cavernas, pois Deus deixou o mapa dasaída em seu santo sudário, e devemos escutá-lo com a voz do coração só um Deus, só um salvador.

Mário

11. thiago - dezembro 28, 2010

Ola
Gostaria de saber onde posso o frequentar uma casa sua ou de indicação sua no Rio de Janeiro.
Grato

12. Luciana Barroso - dezembro 30, 2010

Boa noite.

Gostaria de informações sobre o sacerdócio de umbanda. Vocês irão iniciar algum novo, agora em
2011.

Muito obrigada, muito Axé!

Luciana Barroso.

13. Claudenice - janeiro 19, 2011

Alexandre meu marido faz o curso de Teologia de Umbanda e acompanho junto com ele.Adoro.Alias ele faz todos os cursos.Eu fiz o de Benzimento.Que Oxalá ilumine cada dia mais seu caminho!!!Obrigada

14. Maria Antonieta - fevereiro 2, 2011

Sou filha de umbanda, frquento a casa Templo de umbanda Divino Salvador, Pai Renato, tenho uma amiga que fez um curso de corimba com o mestre Severino Sena e me falou do Senhor.
Tinha eu, uma loja de artigos religiosos – Umbanda e Candomblé que precisei fechar por diversos motivos reais e espirituais nos quais o Pai Renato me auxiliou muito. E hoje tenho 2000 itens de produtos que preciso vender e estou fazendo a preço de custo e sabendo que o senhor possue muitos contatos em seu mailing list peço sua ajuda para que eu consiga vende-los. Sua benção e que Oxalá o ilumine.

Thiago Miranda - julho 19, 2011

Meu nome é Thiago e sou de BH. Me interesso por seus produtos. Você poderia divulga-los para mim.
Meu e-mail é sapofilosofo@ig.com.br

15. Eliane - março 20, 2011

Sou kardecista,faço tratamento na Federação,mas sinto falta de muitas respostas…Pois sinto muitas influencias benéficas e maléficas,mas os queridos trabalhadores da casa se recusam a dar-me direcionamento mais específico.Gostaria de visitar um lugar sério,poos já tentei e sempre aconteceu de gastar dinheiro,para limpeza,para desfazer trabalhos…Até receber uma indicação da família Guimarães.

16. rita de cassia ribeiro - maio 15, 2011

uma pessoa pode exercer essa funçao sem ter feito esse curso ou estudado ou somente por receber as entidade ja e permitido ser mae de santo uma pessoa poder fazer bori e os rituais da religiao somente combase na medionidade em um terreiro e pomba gira q diz q devemos fazer demorei muito pra trabalhar porem estou numa casa de caridade dirigida por alguem q diz q foi os orixas q chamou peço q me ajude

17. monaliza tomaz - julho 28, 2011

eu moro em fortaleza,mas estou em salvador
em fortaleza frequento centro de umbanda~GOSTARIA DE CONHECER UM CENTRO DE UMBANDA EM SALVADOR POR FAVOR MIM AJUDEM.ESTOU INTERESSADA OS CURSOS.AONDE POSSO FAZER?.MEU MSN monalizatomas@hotmail.com
MIM AJUDEM

monaliza tomaz - julho 28, 2011

MEU MSN CERTo monaizatomaz@hotmail.com
MIM AJUDEM BJUS

18. monaliza tomaz - julho 28, 2011
19. monaliza tomaz - julho 28, 2011

eu moro em fortaleza,mas estou em salvador
em fortaleza frequento centro de umbanda~GOSTARIA DE CONHECER UM CENTRO DE UMBANDA EM SALVADOR POR FAVOR MIM AJUDEM.ESTOU INTERESSADA OS CURSOS.AONDE POSSO FAZER?.MEU MSN monalizatomaz@hotmail.com
bjus

20. luzia da silva Pompeu - novembro 22, 2011

gostaria de receber no meu email cursos sobre a umbamda sagrada
os cursos de alexandre cumino são 10
luziacaragua@hotmail.com

21. gilberto pessoa chiganças - abril 1, 2012

SOU MEDIUM TRABALHADOR ESTOU TERMINANDO CURSO DE MAGIA DE EXU COM RUBENS SARRACENI GOSTARIA DE SAber se poderei ma inscrever para o sacerdocio

22. marcos - fevereiro 1, 2013

presado, Cumino. ao final do arquivo, sacerdote de umbanda. vc diz q, qm tem tem. e qm não tem, não tem. certo, então meu amigo. pra q estamos aqui. ql o propósito, da nossa existencia.

23. eliana - março 12, 2013

olá gostaria de saber sobre o curso sacerdote da umbanda .se por me mande um imail informando datas .e requisitos .mito grata.Eliana


Deixe um comentário

