jump to navigation

Raizes… março 18, 2009

Posted by raizculturablog in Raizes da Umbanda.
Tags:
trackback

A Umbanda nasceu da religião professada pelos angolanos e congoleses,conhecida como Bantos,que ocupavam uma área situada pouco acima do equador africano, daí estendendo-se para todo o centro sul da África,com exceção de uma pequena faixa ocupada pelos bochimanes. As crenças desses dois grupos são iguais,diferindo apenas na designação das Divindades e a forma de cultuá-las. Ambos acreditam na reencarnação,num Deus único, em entidades espirituais em diversos níveis da evolução e em seres da natureza.Praticam o intercambio com espiritos de todas as gradações,invocando-os para auxiliarem,conforme a necessidade.

De acordo com o historiador e etnólogo OSCAR RIBAS,nas tribos de angola a Hierarquia espiritual é dividida em duas categorias: Entidades soberanas e intermediárias. Pertencem á primeira, Zambi e Calungangombe,que presidiam á vida e a morte. As intermediárias dividem-se em Miondonas,Calundus,Quitutas e quiandas,que são espiritos ,respectivamente tutelares,justiceiros,simpattizantes e pressagos.Necessitam ainda de reecarnações para progredirem na escala espiritual,comunicam-se com os vivos e manifestam no mundo físico. Abaixo destes há o representante das almas,isto é,espiritos em fase incipiente de adiantamento. São eles Muenho,designação da alma de pessoa ainda nas vestes carnal,conhecida a possibilidade dela despreender-se do corpo durante o sono(desdobramento);Zumbi é a alma de quem desencarnou há pouco tempo;Muculo é do rescém falecido e Quilulo que ainda anda penando.Cada qual possui uma função especifica,ajudando ou prejudicando os vivos.
A Umbanda foi tão acrescida e subtraída no decorrer dos anos que,apesar de oriunda do credo angolano,dele não se conservou quase resquicios. Algumas práticas mágicas devem ter permanecidas inalteradas,mas como lhes foi acrescido a magia oriental e a dos índios,não é possível distinguir uma das outras. O ritual bastante modificado,mantém com ritmo e coreografia diferentes, a musica e a dança. Já não se torna fácil isolar á cresça “PRIMITIVA PURA” em face da assimilação da “Doutrina Espirita”muito semelhante a ela em diversos aspectos. Distanciada das religiões africanas pelas diversas influências sofridas,formadas por uma fusão de credos,a Umbanda,embora com uma origem afro-amerindia é uma religião brasileira. Como muitos terreiros não abandonaram totalmente o ritual de “NAÇÃO” africana de que procderam,é comum ouvir-se que determinado centro é Umbanda Traçada,Mista,de Caboclo,Esotérica,Omolokô,Cruzada etc. Tudo em função de resquícios da prática religiosa de uma determinada tribo ou região.
Queridos irmãos está é verdadeira RAIZ,quanto ao advento do caboclo das sete encruziliadas foi o mensageiro sideral,que através de seu médium Zélio de Moraes,recebeu a incumbencia de fundar sete centros Umbandista na cidade do Rio de Janeiro,sendo o primeiro fundado em 1908,que inicialmente seguia apenas o Kardecismo,haja visto que nenhm dos centro abertos recebia o nome de umbanda e sim de tenda espirita.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: