jump to navigation

Blog Pensando a Umbanda março 13, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas.
Tags: , , , , ,
trackback

Aranauam, Saravá meus irmãos listeiros,

Hoje estamos publicando mais um texto em nosso blog Pensando a Umbanda. O tema que escolhemos desta vez foi “A Diversidade Umbandista”.

Achamos interessante trazer este assunto para o blog, pois ao assistir Pai Rivas no pronunciamento de ontem, aprendemos como a FTU evidenciou a diversidade como ferramenta essencial para a Umbanda avançar na pós-modernidade. Nem o dogma absoluto da religião, nem a verdade única da ciência. Ao adentrarmos a pós-modernidade aprendemos que existem várias “verdades” que são relativas, porém necessárias, a cada ângulo de interpretação do cidadão planetário.

É neste contexto que entendemos a Umbanda como uma Unidade Aberta em contínua construção. Cada umbandista encontra na sua Escola os meios necessários para entrar em contato com o Sagrado.

Voltando aos conceitos trazidos pela FTU ao vivo no dia de ontem, observamos como o discurso codificador, evocando mártires ou mesmo “demiurgos” para a Umbanda é anacrônico e afeito à modernidade. Na pós-modernidade, o respeito pelas diferenças, a alteridade em seus aspectos mais profundos que permitem a Convivência Pacífica tornam-se meios eficientes para alcançarmos a tão propalada paz interna e mundial.

Com esta breve introdução convido os irmãos a acessarem o blogue http://pensandoumbanda.blogspot.com/. Leiam e comentem a vontade! Também não esqueçam que no dia 17/03 as 21:00hs a FTU fará uma Conferência gratuita e ao vivo, onde será explanado o assunto: “A Ciência do Orixá – Teogonia, Cosmogonia e Origem da Vida” através do site www.ftu.edu.br.


Saravá fraternal,

João Luiz de A. Carneiro
Discípulo de Pai Rivas (Mestre Arhapiagha)

Anúncios

Comentários»

1. omar belico dos reis - maio 6, 2011

Olá João Luiz filho de Santo do Mestre Arhapiagha Rivas Neto e é uma grande honra ter sido citado na suas postagem, abraço a todos

Yatyçara


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: