jump to navigation

Ato ecumênico em memória do Deputado Adão Pretto fevereiro 12, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas, Recados.
Tags: ,
trackback

Aranauam, Salve, Axé, Motumbá, Maná, Mucuiú, Kolofé, Saravá a todos os irmãos,

Com a presença de diversos seguimentos dos movimentos sociais foi realizado no dia 11 de fevereiro no plenário II da Câmara dos Deputados um Ato ecumênico em memória do Deputado Adão Pretto. A iniciativa das Comissões de Legislação Participativa, de Direitos Humanos e do Núcleo Agrário do PT proporcionou uma manhã de emoção pela perda de um guerreiro na luta pelos menos favorecidos nas questões agrária, indígena, midiática entre outras tantas bandeiras carregadas com força e coragem por Adão Pretto. Convidado para compor a mesa e prestar sua homenagem em prece, o presidente do Conselho Nacional da Umbanda do Brasil, Pai Ramos, desejou que a alma de Adão Pretto descanse brevemente e retorne as frentes pela justiça, igualdade e a paz.

A sua última atividade, que ficará na memória de todos por ser expressiva e refletir a luta do Deputado Adão Pretto, foi à frente da Comissão de Legislação Participativa. Essa Comissão trabalha exatamente com os pleitos dos que muitas vezes não tem a oportunidade de serem ouvidos, e como sempre fez em sua trajetória no movimento por reforma agrária no Brasil promoveu, evento marcante, no dia 9 de julho de 2008 Audiência Pública sobre a Criminalização dos Movimentos Sociais. Enfim, a Comissão de Legislação Participativa se firmou como a casa do povo. E foi também a casa dos Orixás, quando da acolhida ao Conselho Nacional da Umbanda do Brasil e suas demandas de combate ao preconceito por religião.

Oxalá com toda a certeza abençoará esse lutador, pois foi por sua presença que conseguimos quebrar dogmas e paradigmas antigos na Câmara dos Deputados. Foi realizada pela Comissão de Legislação Participativa e de Direitos Humanos o Seminário do Centenário da Umbanda, trazendo para o parlamento a visão de afro-brasileiros, ameríndios e indú-europeus, formadores da cultura legitimamente brasileira.

Marco para a Umbanda e para a promoção da diversidade religiosa na história do nosso País. Do Seminário do Centenário da Umbanda foi elaborado um Manifesto pela Diversidade Religiosa e Cultura de Paz que será disseminado pelo país representando a luta de Adão Pretto por tudo que é justo e humano.

Fizeram parte da mesa de cerimônia o filho do Deputado Adão Pretto, Sr. Edgar Pretto, Deputado Pedro Wilson, Deputado Pe. Luiz Couto, Deputado Pompeo de Mattos, Pe. Gabrielle da Igreja Católica Apostólica Romana e membro do CONIC e Pai Ramos presidente do Conselho Nacional da Umbanda do Brasil.

Por todos que estiveram presentes nesse Ato ecumênico, como o Deputado Chico Alencar, Senador Eduardo Suplicy, Deputada Janete Pietá, Deputada Jô Moraes, servidores e amigos como o Sr. Augustino Veit e Sra. Sônia Hypolito, a Coordenadora Nacional do Movimento do Sem-Terra Marina dos Santos entre outros, foi relatada trajetória de batalhas travadas e coerência do parlamentar.

Adão Pretto Presente!

Saravá Fraternal,

Iberê Lopes

CONUB – DF

dialogo@conub.org.br

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: