jump to navigation

Exu ,mojuba! janeiro 26, 2009

Posted by raizculturablog in Raizes da Umbanda.
Tags: , , , , , , , , ,
trackback

exu

Muitas são as formas, cores e matizes, naquilo que conhecemos como Umbanda ou Religião de Umbanda (plural e diversa: em formas, conceitos, doutrinas, maneira de trabalhar e de se manifestar). Diferentes são as manifestações de Exu (Guia) nos diversos terreiros de Umbanda e nas diversas formas de se professar a Umbanda. Como os dedos de uma mesma mão não são iguais, não devemos achar que exista um padrão ou uma forma única para se manifestar ou, se quer entender, como os Exus e as Pombogiras agem em suas incorporações.

Muitas teorias sobre o assunto são válidas nas casas e no contexto religioso de suas manifestações, o que significa que pode e, será, diferente em outras situações, em outras casas, em outras maneiras de se manifestar a Umbanda. Dizer como Exu é na Umbanda é como pegar o ar com as mãos e depois tentar mostrar o que foi pego: veremos apenas a própria mão que tentou pegar o que, por natureza, é livre de se manifestar. Porém, e mais apropriado, dentro da diversidade que é a Umbanda, seria dizer como é a manifestação de Exu na casa tal, no contexto tal, na forma de Umbanda tal. Tentar cercar uma essência plural como um padrão comum, é negar a própria diversidade existente e rica que é a Umbanda. É prender o ar e mostrar a nossa própria mão, como sendo esse ar. Exu não bebe em certas casas, assim como não fuma e nem diz palavrão. Porém, em outras casas, bebe, fuma, diz o palavrão ou “a interjeição de espanto ao consulente”, na hora certa e no momento apropriado. Seja usando um traje branco, um uniforme padronizado ou suas roupas coloridas com o vermelho e preto, com assentamento ou sem assentamento, com ou sem punhal, com ou sem vela … Não importa a forma, mas a essência do trabalho que o traz ao local e o benefício daqueles que o consultam (um trabalho do bem e para aqueles que o bem querem). Como é o certo ou o errado da incorporação? Como é o certo ou o errado de se trabalhar com Exu? O que é ou não é forma de Exu? Vai de acordo com cada seguimento, cada casa, cada escola. É óbvio que existe um lado moral/legal (e até um senso de ridículo, que irá distinguir o marmoteiro do trabalhador) que se deve ter em mente e que é de responsabilidade da casa e do sacerdote, o resto, saindo desse moral e desse legal, é de cada corrente doutrinária a sua forma de trabalho. Como o ar que é sentido e não é visto, Exu se manifesta apropriadamente em cada ambiente, em cada linha doutrinária, conforme seja necessário. Como um vento que sopra mais fraco ou mais forte, indo de brisa a furação, na essência de seu trabalho e de sua natureza, em forma e ação. Laroyê, Exu! Exu, mojuba! Um abraço, Pai Etiene Sales

Anúncios

Comentários»

1. luciene - fevereiro 3, 2009

Bom Dia !
sou filha de Oxum ,ja venho trabalhando algum tempo com Exú do Rio , sei que vem na irradiação de minha mãe.Pois tento encontrar mais informações sobre este Exú e não encontro , se poder me ajudar com mais alguma informação fico muito agradecida . E se puder me indicar algum livro…
Obrigada ,

2. fabiana - agosto 22, 2009

quero saber c existe algumexu xom o nome de mojubá?

3. Nina - junho 30, 2010

Fabiana, mojubá nao é nome de exu…. é a linha do exu…. exu mojubá, bombogira mojubá… é a linha, o tipo de trabalho branco que eles fazem… energia….
abraços

4. Andréia - janeiro 15, 2012

Me manisfestei por algumas vezes o Exú Caveira na igreja evangélica, mas ao mesmo tempo estava consciente e lembro de tudo que aconteceu. Isso é normal, por favor me responda não acho nenhuma explicação, quero saber se estou realmente me libertando de uma obra de feitiçaria. Obrigado.

5. espancamente - maio 8, 2012

Mojubá significa “os meus respeitos”, ou “o ser respeitado”, ou seja, Exú é Mojubá – Exú é repeitado, ou “O Meu respeito a Exú”.
É uma reverência, mais usada para Exu mas não exclusivamente dele.

Aproveitando, vamos entender o que Significa LAROIÊ

Laroiê é uma palavra que significa “pessoa muito comunicativa”
Laroiê Exu! = Mensageiro, Exu!

Exu é Mojubá = Exu a vós meus respeitos!

6. ANÔNIMO - agosto 4, 2012

Salve, Saravá! Laroiê (Laroyê, Aruê, Arô)! Mojubá! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Benditos Exús! Malê, Maleime (Maleme, Malembe), Agô! Muitíssimo Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim! Sempre (Mesmo)! Axé, Axé, muito Axé!…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: