jump to navigation

Rio de Janeiro celebra o dia de São Sebastião/Oxossi janeiro 21, 2009

Posted by raizculturablog in Pensamentos do dia, Recados.
Tags: , ,
trackback

image003

Hoje comemoramos no Rio de Janeiro o Dia de São Sebastião, considerado o padroeiro da nossa cidade. Neste mesmo dia, muitos terreiros fazem louvações ao Orixá Oxossi que se relaciona sincreticamente com este santo católico. Foi com muito prazer que participamos das celebrações do Templo de Oxossi, Casa Espiritual com mais de quatro décadas de história e que está situada no famoso Bairro de Pilares, mais especificamente na Avenida Dom Hélder Câmara, 6162.

O templo de Oxossi, dirigido pelo Comandante Marcos, realizou a V Procissão em Louvor a Oxossi e aos Caboclos da Umbanda. Este evento que ocorreu a poucas horas do dia de hoje foi simbólico. Pude ao lado de centenas de médiuns e assistentes participar desta ação que já faz parte da Tradição Ritualística da Casa.

image001

Ao caminhar pelas ruas de Pilares acompanhando a passagem da belíssima imagem de São Sebastião, transbordamos e retribuímos as boas energias oriundas da fé dos participantes e dos que chegavam de última hora na rua ou quem assistia dos carros, casas e apartamentos. Dentro de um espaço urbano tomado pela violência, assistir umbandistas andando nas ruas de branco, cantando pontos e pedindo pela Paz encheu-nos de alegria.

Conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Comandante Marcos e pelo que acompanhamos nos instantes que antecederam o início da Procissão, somos prova do amor que cada um dos trabalhadores depositavam em cada arranjo, cada palma distribuída, cada ponto cantado. Mais do que as frutas que seriam servidas horas depois no Templo de Oxossi em seu Rito, o verdadeiro alimento que todos nós cariocas recebemos penetraram no fundo d’alma.

image002

Seja na posse de um dos postos mais poderosos do nosso planeta ou um edificante Rito Umbandista, Respeitar e Viver a Diversidade é ponto comum para resolver os problemas das desigualdades em todos os níveis: Espiritual, Cultural, Social, Político e Econômico.

Saravá Fraternal,

João Luiz de A. Carneiro

Discípulo de Pai Rivas

Anúncios

Comentários»

1. Renata Veras - agosto 20, 2010

Boa Tarde,
Poderia me informar quais os dias que tem cessão no centro Templo de Oxossi?
Gostaria de assistir as cessões do centro!
Sou Umbandista a vários anos e depois de voltei a morar no Rio de Janeiro fiquei sem casa para freqüentar.Fiz parte da casa filhos de Ubiratan na Rua.Pereira Nunes em Vila Isabel em 1990 e no momento preciso de uma consulta.
Grata pela atenção e no aguardo da resposta o mais rápido possível!
PS: preciso fazer consulta em todas as cessões!

2. priscila - setembro 28, 2010

As sessões são as 2ª e 4ª feiras.
Veja a programação no site http://www.templodeoxossi.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: