jump to navigation

Umbanda Infantil maio 27, 2009

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas, Pensamentos do dia, Raizes da Umbanda.
Tags: , , , , , ,
trackback

Certa vez ouvi de um sacerdote uma frase que ficou guardada nos arquivos da minha mente: ” Para que uma religião seja boa para os pais, tem que ser boa para os filhos também”. O assunto havia surgido da questão: porque alguns médiuns não levavam seus filhos ao terreiro? Sabemos que as crianças precisam de uma base religiosa para que possam se tornar pessoas de boa índole no futuro. Lógico que apenas a religião não basta: também é preciso ter educação familiar. Temos aí uma enorme gama de espíritos recém chegados a este orbe, cheios de energia, vontade de aprender e principalmente, de ensinar. Muitas destas crianças são reencarnações de seres de grande evolução espiritual e que estão aí, prontos para servir a Umbanda nos próximos anos.

Mas para isso é necessário que elas tenham um início, uma base doutrinária e filosófica, voltada aos ditames máximos que a religião prega: amor, fé, caridade e humildade. E todos estes conceitos encontramos facilmente nos Evangelhos do Mestre Jesus e nas palavras dos Guias e Mentores de Luz que militam na Seara Umbandista. Somando isso à doutrina religiosa e ao conceitos básicos de moral e ética humana, podemos encaminhar nossas crianças para um futuro melhor. Com essa ideia a APEU lançou em 2008 o seu CURSO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NA UMBANDA para crianças de 3 a 10 anos de idade, independente de serem umbandistas ou de estarem ligadas à nossa casa por algum médium ou simpatizante. Este curso já era solicitado pelo mentor, Caboclo Ubatuba, há mais de 15 anos, mas somente agora ele foi implantado de uma forma mais firme, mais abrangente. As orientadoras: Ariane e Cristiane foram à fundo na busca de informações de como criar e principalmente, manter um curso como esse e nesta pesquisa visitaram outras instituições que já atuavam nesse sentido, independente da religião que professavam.

E como não poderia deixar de ser, buscar material didático também foi fundamental. Hoje a “escolinha” já entrou no seu segundo ano, com aulas dinâmicas, com explicações sobre o conteúdo do curso, com interação infantil através de bricadeiras e outras tarefas pedagógicas, lanches e muito mais e a cada aula, alunos e professoras percebem que têm muito que aprender uns com os outros, nesta grande escola chamada TERRA.

 

Texto de Sandro C.Mattos

About these ads

Comentários»

1. Gabriela Santos - janeiro 27, 2010

Bom dia!
Fiquei muito empolgada com esse relato, porque estava procurando algo para começar um pequeno curso de evangelização no meu terreiro também. Não estou encontrando o livro da Doris pra comprar, e queria saber de vocês como fazem as aulas, quais são as atividades, … enfim, queria algumas dicas pra proliferar a Umbanda em nosso país.

Obrigada!

2. Sorânia Moreno Lopes - fevereiro 21, 2010

Recebi a incumbência de ensinar umbanda para as crianças em meu templo e gostaria de obter mais informações sobre esse livro.É um trabalho pioneiro em minha cidade e não tenho a quem recorrer.
Obrigada!

3. Eliane M.C.S.Alencar - maio 11, 2010

Olá
também trabalho com doutrina infantil e confesso que é muito difícil encontrar subsídios que auxiliem no preparo das aulas gostaria de trocar experiências e materiais se possível.
Muito obrigada.
Eliane

4. CARLA KATIA ZAMBONINI ESCOBAR - dezembro 28, 2010

BOA TARDE! MEU NOME É CARLA, SOU DO TEMPLO CABOCLO PENA BRANCA, EM TAUBATÉ SP. ESTAMOS COM MUITA DIFICULDADE DE TER MATERIAL ADEQUADRO PARA COMEÇAR COMO O NOSSO TRABALHO DE EVAGELIZAÇÃO INFANTIL. E SE POSSIVEL SE VOÇÊS PUDESSEM ENVIAR O CONTEUDO OU SE TEM ALGUM CURSO PARA EVANGELIZADORES DISPINIVEL FICARIA MUITO GRATA. MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO

CARLOS - março 23, 2011

LEMBRA DE MIM? CARLOS

QUE MORAVA NO BROOKLIN

VC TA EM TAUBATÉ MESMO?

5. Scheila Camargo - janeiro 4, 2011

Caros amigos
Tambem participo de um Templo Umbandista, e precisamos muito de material para evangelização infantil. Se puderem me auxiliar, ficarei extremamente agradecida. Grande abraço a todos.

6. Tam. - junho 11, 2011

Olá! Sou membro de um templo de Umbanda em Salvador e estamos com planos para iniciar a evangelização umbanda infantil. Gostaria de receber sugestões, materiais, livros,cursos…

7. Gabriela Santos - julho 7, 2011

Olá pessoal!
Eu também estou procurando material para me subsidiar nas aulas, e confesso agora que está tudo em nossas mãos. Tudo está sendo construído agora e é bem recente.
Eu indico o site http://umbandainfantil.blogspot.com/, e o material “Coleção dos Orixás” para trabalhar com crianças até 7 anos.
Para os maiores que essa idade, me baseio nos livros de evangelização espírita e vou introduzindo pequenos conceitos sobre a Umbanda utilizando o livro *esgotadíssimo* da Dora Carajilescov Pires: “A Umbanda e as Crianças”, e algumas apostilas digitalizadas que encontrei pela rede.

Boa sorte!

8. Luciana - fevereiro 14, 2012

Olá! Na mesma busca que todos vocês, encontrei esse blog.
http://umbandainfantil.blogspot.com/ que achei bacana!
Paralelo à isso, adquiri a cartilha de Umbanda – somente para crianças – Pai Joaozinho, mas ainda não chegou.
Tão logo receba, trarei novidades.
Até breve

9. bianbas - maio 2, 2013

oi tudo bem! estamos tentando tbm, fazer uma doutrina com crianças, pois nosso centro vai muita criança e adolescente. Mas mesmo tendo nos aultos uma doutrina, não temos noção por onde começar! gostaria de saber se vcs podem compartilhar informações.
bju Beatriz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 519 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: