jump to navigation

Ogum Fala… setembro 24, 2008

Posted by raizculturablog in Cultura & Massas, Pensamentos do dia.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

Recebi uma carta da qual destaquei o seguinte trecho: “…estou escrevendo para uma consulta básica ao amigo. Aprendi desde criança a conviver com as entidades da Umbanda, pois, na minha casa tínhamos um babalorixá muito conceituado no meio umbandista, já lhe contei esta história. O fato é que, muitas vezes, fui chamada a atenção, pelos erros que cometia, e, algumas vezes, o senhor Ogum Beira-mar alertava-me sobre os cuidados que deveria ter em assuntos que ainda não haviam acontecido. Quando ele chegava no terreiro e saudava os seus filhos ele o fazia com uma dignidade de guerreiro e as palavras, apesar de doces, eram pragmáticas e eficientes os conselhos para a vida de cada um de nós.

Como já lhe contei, afastei-me da Umbanda por algum tempo, e, agora, na minha volta, vejo que Ogum não fala. Será que a Umbanda virou Candomblé, e os médiuns umbandistas só recebem ORIXÁS…”

A Umbanda é muito nova e seus líderes têm dificuldade para entendê-la. Gosto de fazer uma Umbanda simples, explicada dentro de nosso limite cultural, sem invenções e acima de tudo sem exibicionismo, este a alavanca que abre o alçapão do poço da vaidade e onde os dirigentes caem para ficarem no mesmo patamar dos espíritos que vivem nas trevas, maquinando uma forma de destruir os terreiros de Umbanda. Eu sei porque já estive lá, quando iniciei a prática do espiritismo. Fui salvo, como sempre acontece, pelo Pai Maneco, o maravilhoso espírito de um preto-velho angolano. Não posso aceitar a mistura da Umbanda com o Candomblé. Posso até explicar: apesar de toda minha vivência na Umbanda, não consigo entender a filosofia, as palavras complicadas e rituais usados quando ela fica acrescida do Candomblé.

Eu cultuo na Umbanda os Orixás Cósmicos, como Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã, Xangô e Oxossi. Esses não incorporam. São forças da Criação e por isso não falam. Chama-se também de Orixás os espíritos que se comunicam, como os caboclos (índios e mestiços), pretos-velhos (descendentes de escravos, ou que foram escravos), crianças (aqueles que desencarnaram até sete anos) e todas as outras linhas como ciganos, boiadeiros, médicos (dentro da Linha do Oriente), marinheiros, baianos e outras similares. Esses espíritos, chamados também orixás, que já tiveram várias encarnações na terra e por isso são chamados eguns, são os que incorporam nos médiuns.

Para começarmos a entender a Umbanda, temos que ir na sua fundação com o Zélio de Moraes. O Caboclo Sete Encruzilhadas não inventou a Umbanda. Claro que ela já existia. Ele, incorporado no médium Zélio de Moraes, alertou a todos que já existia uma nova religião no Brasil:a Umbanda! O Sr. Zélio de Moraes fundou o primeiro terreiro brasileiro. O terreiro foi batizado como Tenda Espí rita Nossa Senhora da Piedade, um nome católico. Jogar fora o que o Caboclo Sete Encruzilhadas anunciou, e a participação efetiva do médium Zélio de Moraes, é jogar fora a história da Umbanda. Ela não foi fundada em nome do Candomblé, nem do espiritismo tradicional de Allan Kardec.

Eu acredito que quando um espírito é criado, ele está dentro de uma linha ou vibração de um orixá cósmico. No meu caso, para exemplificar, eu nasci dentro da linha de Ogum e a influência dela é total em minha vida. Dentro da Umbanda, só dessa linha é que pode existir uma entidade por mim responsável, o chamado pai-de-cabeça. Ele me foi revelado e seu nome é Caboclo Akuan. Ele, o Caboclo Akuan, tem muita afinidade com a linha de Ogum Naruê. Por isso, quando chamam no terreiro Ogum Naruê, nada errado que ele se apresente com esse nome, fale coisas lindas, aconselhe e oriente os que o ouvem. Assim Ogum está falando.

Em nosso Terreiro, Ogum Beira Mar tem presença através de muitos médiuns. Ele fala, é carinhoso, austero quando precisa, atende a todos e dá consulta. Mas eu sei que esses Oguns Beira Mar são índios brasileiros que pertencem à linha do mar, diferente do Caboclo Akuan que era um índio tapuia, denominação dada àqueles que viviam dentro da selva, na beira dos lagos e rios.

Dizer que Ogum não fala é desconhecer toda lógica da Umbanda.

Texto pôr Pai Fernando.

About these ads

Comentários»

1. Elka - novembro 21, 2008

Só tenho visto, crimes cometidos contra crianças. E a pergunta que não quer calar: Meus Deus! Onde estão os Oguns? onde estão estas potestades da ordem e da proteção. Nasci na luz da proteção deles e sinto como se esta energia estivesse distâncianda do nosso mundo! O que está acontecendo no plano espiritual?!
Tenho feito esta pergunta a mestres espirituais na esperança de uma resposta.

Fabio peratz - agosto 16, 2009

Olha realmente, não sou muito entendido sobre essas coisas, mas a propria umbanda diz que passamos por provações, vc viu a carta de João helio o menino que foi arrastado por um automovel?
As vezes pode ser carma da criança que pagu pra nos mostrar o que esta errado e começarmos a agir…
sendo assim Ogum não pode intervir em assuntos terrenos o que ele pode fazer é nos apontar as falhas por isso temos que nos unir

2. Claudia Baibich - novembro 30, 2008

Podem ter certeza que não só os Oguns, como também seus
companheiros Guardiões, atuam incessantemente na manutenção
da órdem planetária, impedindo a atuação indiscriminada de
magos negros do astral e seus kiumbas.
O ser humano tem livre arbítrio e das dívidas da Lei Maior ninguém
escapa. Colhemos os resulltados cármicos negativos de nosssas
semeaduras pretéritas, comprometidas.

3. alesander - dezembro 15, 2008

sou iniciante e queria a resposta sobre quando um guia toma as cordas vocais se o medium consciente, tem a persepção desta dirigencia espiritual

4. Pedro Kritski - junho 2, 2009

Sobre Zélio fernandino de Moraes não ter fundado a Umbanda,creio que é uma afirmação muito bem questionável.Se o autor não estiver se referindo a organização astral da religião (mérito que não me cabe aqui entrar,pois estaria navegando em situações hipotéticas),tenho que lhe lembrar que o nome “umabanda” não era pronunciado antes de 1908 para determinar ou se referir a um culto com princípios cristão e espíritas,com forte influência da religião kardecista e da igreja católica,onde o o mediunismo era uma constante e a magia um meio para almejar princípios universais como caridade,humildade e amor.Não vemos isto na Cabula,nas Macumbas cariocas,não vemos isto no Candomblé de caboclos,não vemos estas compilações de rituais e doutrina (desconhecidas pela maioria até hoje,pois muito se fala do Caboclo mas pouco se procura saber do ritual deixado por este na T.E.N.S.P) nos cultos de Nação,nem mesmo nos de Xangô do norte do país,e isto pode-se comprovar com os trabalhos de João do Rio,escritor reconhecido de fins do séc XIX e lendo-se e estudando a doutrina e rituais da Umbanda Branca e Demanda deixada por Zélio e o Caboclo das Sete Encruzilhadas,principalmente o livro de Leal de Souza.Inevitavelmente chega-se a conclusão que a “Alabanda” criada pelo Caboclo,Orixá Mallet e Pai Antônio é uma religião nova.
Acredito que falta mais pesquisa e comprometimento dos dirigentes com a razão do que com o sentimentalismo teológico que por muitas vezes é confundido com fé.

Pedro Báez Kritski.

5. marilene - março 8, 2010

venho atraves de vcs procurando saber com clareza que qualidade de ogum fala. desde ja agradeço pelo esclarecimento.

6. lucineide da silva - novembro 1, 2010

eu sou lucia a minha irmã maria da silva namorou um homem chamado vanderlei farias rocha ela gosta muito dele ela gostaria de saber porque ele se afastou dela tem como dar uma resposta para ela ela diz que quer ele pois ela ama ele loucamente por isso sua peço sua ajuda

7. Orixá Fala? Ogum Fala? « A Umbanda do Chico - abril 17, 2012

[…] básica ao amigo. Aprendi desde criança a conviver com as entidades da Umbanda, pois, na minha casa tínhamos um babalorixá muito conceituado no meio umbandista, já lhe contei esta história. O […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 527 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: