jump to navigation

Comidas de Santos. setembro 24, 2008

Posted by raizculturablog in Raizes da Umbanda.
Tags: , , , , , , , , , , ,
trackback

Comidas rituais são as comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.

Eis então algumas das principais comidas:

Acarajé – é a comida ritual do Orixá Iansã. O acarajé é feito com feijão-frade, que deve ser partido num moinho em pedaços grandes e colocado de molho em água para soltar a casca, após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal. O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa estiver no ponto ela fica com a aparência de espuma, para fritar use uma panela funda com bastante azeite de dendê.

Ado – é uma Comida ritual feita de milho vermelho torrado e moído em moinho e temperado com azeite de dendê e mel, é oferecido principalmente ao Orixá Oxum.

Amalá – é comida ritual do Orixá Xangô. É feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, pode ser feito de várias maneiras. É oferecido numa gamela forrada com massa de acaçá.

Axoxô – é comida ritual do Orixá Oxóssi, milho vermelho cozido refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê, enfeitado com fatias de coco sem casca.

Deburu – é a comida ritual do Orixá Obaluaiyê , é o milho de pipoca estourado numa panela com areia . Depois de peneirar a areia essa pipoca é colocada num alguidar ou tigela (de barro) e enfeitado com pedacinhos de coco.

Ekuru – é uma comida ritual de diversos Orixás, a massa é preparada da mesma forma que a massa do acarajé , feijão-frade sem casca triturado, envolta em folhas de bananeira como o acaçá e cozido no vapor.

Omolocum – comida ritual da Orixá Oxum , é feito com feijão-frade cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce. Enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca, normalmente são colocados 5 ovos ou 8 ovos, mas essa quantidade pode mudar de acordo com a obrigação do candomblé.

Abará – é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida ritual do candomblé . A preparação da massa é idêntica à do acarajé. Quando comida ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão e quando da culinária baiana coloca-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal, que pode ser moído junto com o feijão e depois colocar alguns inteiros. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira semelhante ao processo usado para fazer o acaçá e deve ser cozido no vapor em banho-maria; é servido na própria folha.

Acaçá – é uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana . Feito com milho branco ou milho vermelho, que após ficar de molho em água de um dia para o outro, deve ser moído num moinho formando uma massa que deverá ser cozida numa panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto. O ponto de cozedura pode ser visto quando a massa não dissolve se pingada num copo com água. Ainda quente essa massa deve ser embrulhada em pequenas porções, em folha de bananeira previamente limpa, passada no fogo e cortada em tamanho igual para que todos fiquem do mesmo tamanho. Coloca-se a folha na palma da mão esquerda e coloca-se a massa, com o dedo polegar dobra-se a primeira ponta da folha sobre a massa, dobra-se a outra ponta cruzando por cima e virando para baixo, faz o mesmo do outro lado. O formato que vai ficar é de uma pirâmide rectangular.

Caruru – É uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana. É preparado com quiabo cortado em quatro de comprido e depois em rodelas, cebola ralada ou batida no processador, pó de camarão, sal, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído. Preparação: Numa panela coloque azeite de dendê, a cebola e o sal, refogue um pouco, em seguida coloque o quiabo cortado, colocar um pouco de água e deixar cozinhar, quando estiver cozido colocar aos poucos a castanha e o amendoim acrescentando um pouco mais de dendê, depois de pronto é colocado numa gamela.

Efó – é uma comida ritual e da culinária baiana , pode ser feita com a folha chamada língua de vaca ou com folha de mostarda. Preparação: Meio quilo de camarão seco, descascado. Pimenta-malagueta em pó. Meio dente de alho. Uma cebola. Uma pitada de coentro. Um maço de língua-de-vaca (ou taioba, ou bertalha, ou espinafre, ou mostarda). Primeiro, ferve-se a língua-de-vaca, escorre-se numa peneira, estende-se na tábua e bate-se bem com a faca, até ficar uniforme. Enxuga-se e estende-se na peneira para secar toda a água. Cozinha-se no azeite-de-dendê puro, temperado com tudo o resto. A panela fica tapada, para suar. Come-se com arroz. Nanã, rainha das águas doces, quando escolhe, pede um bom efó de língua-de-vaca.
Tendo como contexto principal a terra e os seus frutos, os Iorubás basicamente subsistiam pela colheita do inhame (isu), milho (àgbado), feijão (ewa), quiabo (ilá) e mandioca (paki). São estes os elementos principais que encontramos até hoje nas comidas que são confeccionadas para os Orixás no Candomblé.
A comida é assim claramente também mais uma tradição que foi trazida de África pelos escravos e que foi mantida no culto do Candomblé.
A preocupação com o comer é uma constante na vida do ser humano, transformando-se, quase sempre, na sua ocupação principal. A sorte, a ajuda, os pedidos para uma boa colheita, boa caça, um bom trabalho, etc. fizeram também sempre parte das preocupações, e como forma de agradar aos Orixás a comida era “partilhada”, no sentido em que os Orixás também comiam do mesmo tipo de comidas, e desta integração surge a força, a base para os pedidos, para agradecimentos – as comidas dos Orixás – ONGE BILE – as chamadas comidas secas.
São estas as comidas que são hoje em dia dadas em oferenda aos Orixás, fazendo parte de maioria dos rituais nos quais se invoca a sua presença, a sua participação ou ajuda. Desde os simples Ebós e Oferendas até aos mais complexos rituais de Iniciação, a comida é sempre uma parte muito importante.
Os ingredientes que a compõem, a forma como é confeccionada, tudo tem o seu preceito próprio, e assim, uma determinada comida, que contém determinados elementos energéticos, é apropriada para este ou para aquele Orixá especificamente.
Entenda-se que o Orixá não come “fisicamente”, mas alimenta-se, isso sim, da energia e da vibração da comida que lhe é oferendada, porque esta integra determinados elementos que se coadunam com a sua própria energia, com o seu campo vibratório e características naturais.
Abaixo encontra alguns exemplos das comidas que são oferendadas e também a forma cuidada como são apresentadas nas entregas.

About these ads

Comentários»

1. FABIO - março 23, 2009

OI AXÉ EU SOU PAI DE SANTO E SENPRE PROCURO APRENDER CADA VEZ MAIS…ADORO NOSSA UNBAMBA BJS

patricia dos santos - abril 11, 2012

concordo plenamente com ocomentario do rosi nem tds o terreiro estão de acordo ensinar como se deve e sim tirar dinheiro dos filhos da casa patricia de porangaba

patricia dos santos - abril 11, 2012

como posso saber quais são meus orixas?

pai robson de óxossi - março 22, 2013

concordo a federação teria que combater severamente com pessoas sém o mínimo de conhecimento,sob o orixá e cobral dos outro dinheiros

2. rosi - setembro 8, 2009

rosi – setembro 8,2009
Amo a religião!!! mas muitas coisas estão me deixando a desejar.Muitas vezes penso que não querem ensinar o que acontece dentro de uma terreira, para quem tem vontade de aprender. Bjs

MARCIA - janeiro 22, 2010

SE PRECISAR DE ALGUM ENSINAMENTO SOBRE UMBANDA E A RELIGIAO SE ESTIVER DENTRO DE MEUS CONHECIMENTOS ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO

Luciana - abril 23, 2010

O que seria Ekedy pra vc???

Vera regina - setembro 20, 2010

Olá Marcia!
Preciso de um esclarecimento.Quero fazer um agrado á XANGÔ e alguns pedidos. Meu amigo me ensinou comida para ele que é com carne de peito com mostarda,pirão de farinha de milho com mandioca,6 bananas catarinas abertas e passadas azeite de dendê nas pontas, uma maçã bem vermelha no centro, tudo isso colocado numa gamela de madeira, o pirão a carne em volta a maçã no meio com o bilhete com azeite de dendê embaixo da maçã as bananas nas pontas e oferecer para ele em cima de uma pedreira. Pode ser assim e em qualquer dia da semana?
Se eu for atendida tenho que oferecer novamente esta comida para ele?
Desde já agradeço.

Raimundo - março 29, 2011

Marcia eu sou um mero aprendiz e gostaria muito de aprende as ofeendas basicas de orixas caboclos etc.. gosto da umbabda mas aquela umbanda honesta, queria muito aprender com voce.

R.Soares-Manaus

doracy alves de oliveira - outubro 26, 2011

oi tudo bem?estou com algumas dúvidas como tem q ficar a comida oferesida aos orixas?se estragar muito rapido tem alguma coisa errada?

pérsio tura - março 19, 2012

Marcia querida,andando pela internet,achei seu endereço,você pode me ajudar?
Você sabe algo que possa agradar a ogun marinho na umbanda.
Depois te conto tudo,é uma longa hostória,que acabou muito mal,prá mim.

Pérsio

Lúcia Carpinter - setembro 5, 2012

sera qpodse me ajuda ñ sei eazer uma comid p xango baru

obaeja de yemanja - novembro 5, 2010

amiga normalmente e isto que acontece varias mães de santo teme que seus filhos aprenda mais que elas e a abandone

3. SAn - setembro 19, 2009

Olá tudo bem? Estou iniciando e gosto de pesquisar bastante. E até agora ninguém conseguiu me explicar a questão das oferendas aos Orixás.
Todos somente são unânimes em dizer: “Precisa ser feito, e ponto”.
1) Por que precisa ser feito?
2) Qual a diferença entre a oferenda (comida) feita para o Orixá e a que é feita para se tomar banho (banho de ebó, banho de ebó de odu, banho de abó, ou coisa similar)?
3) Se os Orixás são tão iluminados e evoluídos (não estou dizendo que não são!) , então porque ainda os tratamos como se precisassem dessa comida (dessa oferenda feita de comida)???
Agradeço desde já quem puder me explicar, pois tudo no qual me ponho a fazer, e fazer parte gosto de saber no que e por que estou fazendo.
Muito obrigada, San
Salve a Umbanda!

Samuel - junho 1, 2010

Ola fazemos oferendas ao orixas como trocas de energia como ira se comunicar com ele se nao atraves das oferendas e buzios so assim minha querida(o)sobre os banho nao sei le informar pq na umbanda sao diferentees do que o candomble

jullyoui - junho 22, 2010

nossa religião foi trazida da africa, na época senhores de fazenda obrigavam seus negros a se tornar catolico, pois alegava negro tinham alma do mal. sempre que mandarem voces fazer alguma comida procure saber sobre o orixas veja se voces se indentificam com voce. todos os orixas viveram sempre na natureza e sua comidas são agradecimento aos nosso deuses, nessa comida que oferecemos são sempre pedindo ajuda ou agradecimento.
quanto aos banhos as ervas que a milhares de anos eram erva de cura tanto espiritual com medicinal;
quando algum lugar pedir para voce fazer alguma comida de santo faça somente o que o seu coração andar, nunca mate animais orixa comia animais da natureza mas somente para caça de uso proprio

laerio - novembro 2, 2010

ola san pelo que sei os orixas ouas entidades realmente não necessitam de oferendas ou comidas como alimento eles as utilizam paraabsorverem e manipularem as energias que é com oque eles trabalham por nós… me chamo laercio e faço parte de um terreiro que iniciamos em abril desse ano na cidade de arçatuba s.p muita luz e paz pra vc

4. MARIZA - novembro 5, 2009

PARABÊNS PELO SITE….MUITO BOM!!!!!!
QUE OXALÁ VOS ILUMINE CADA VEZ MAIS!!!!!

5. Nádia cristina - novembro 12, 2009

Adorei o site !!!! Fantástico . Grande beijo, Nádia

6. OBERDAN GONGORA - janeiro 9, 2010

Parabens a todos, salve a umbanda,salve salve salve,olha sei que tudo que vc pede vc tem,e tudo que eles pede e bom dar,naum custa nada sei que uma epoca abandonei e acabei perdendo tudo, mas estamos ai ja esta tudo em seu lugar,salve SAO JORGE, Salve seu SETE ENCRUZILHADA,

oberdan - março 11, 2010

Que bom que vc comceguiu tudo de volta! Eu quero tanto ajudar aos outros mas descomfio de mim mesma?

patricia dos santos - abril 11, 2012

vc pode me responder como tudo na sua vida foi para traz e oque fez para alcançar de novo pois minha vida esta desse jeito beijos patricia sauve oxum e abaluae

7. OBERDAN GONGORA - janeiro 9, 2010
8. MARCIA - janeiro 22, 2010

aDOREI ESTE SITE!!!
MAS DIGA-SE DE PASSAGEM ORIXÁ NENHUM INCORPORADO ‘COME’ DENTRO DOS TERREIROS E SIM AS OFERENDAS DESPACHADAS EM SEUS DEVIDOS LUGARES É CERTO E CORRETO…ELES SE ALIMENTAM DAS VIBRAÇOES E ENERGIA DAS COMIDAS SÃO ESPIRITOS NÃO PRECISAM MAIS DE ALIMENTO COMO NOS.QUANTO A FREQUENTAR TERREIROS OU TENDAS COMO DIZEM TEM QUE SABER ONDE PISAM E QTO A APRENDER SOBRE UMBANDA, ORIXÁS, OFERENDAS ETC… COMO DIZ NOSSA AMIGA ACIMA ROSI,NENHUM TERREIRO ENSINA OS INTERESSADOS TEM QUE CORRER ATRAS, ELES APENAS MOSTRAM ALI NOS TERREIROS O ESSENCIAL DAQUELES ORIXÁS QUE ALI ESTÃO E MUITAS VEZES QUEM SABE MAIS DENTRO DE UM TERREIRO É O PAI DE SANTO OU CAMBONA.EU COMO NASCI NA UMBANDA E SOU CURIOSA PROCURO CONHECER TUDO QUE TENHO DIREITO SOBRE ESTE MUNDO ESPIRITUAL COMO POR EXEMPLO ATÉ HJ NUNCA FUI EM UM TERREIRO ONDE OS MEDIUNS RECEBA O PANTERA NEGRA UM CABOCLO DA ESQUERDA POUCO CONHECIDO COMO TBM OUTRO O CABOCLO CORCEL NEGRO JÁ HAVIA´PESQUISADO MUITO E NESTE SITE ADOREI A MATERIA SOBRE ESTES CACOCLOS ESQUECIDOS PELA UMBANDA, QUIMBANDA, CANDOMBLÉ…COMO TBM MUITA GENTE PISA EM UM TERREIRO SOMENTE POR CURIOSIDADE A UMBANDA GENTE É SÉRIO É UMA RELIGIAO QUE EXISTE DESDE 1908 COMPROVADA,ISTO É SERIO NÃO É BRINCADEIRA NÃO EXISTEM MUITOS RITUAIS COMO A ABERTURA DA SESSAO, DEFUMAÇÃO, ORAÇÃO DA UMBANDA, SOM DOS ATABAQUES, OS CUMPRIMENTOS AOS ORIXÁS, COR DE VELAS, CIGARROS, CHARUTOS ,BEBIDAS ,E ATÉ MESMO PARA FAZER UM PEDIDO Á UM ORIXÁ TEM QUE SABER COMO.UMBANDA É UM TEMPLO SAGRADO TEM QUE SABER PISAR….

MIRIAN AICHE - janeiro 25, 2010

OI MARCIA ADOREI VC SABE MUITO
FICO MUITO TRISTE QDO AS PESSOAS USAM A UMBANDA,PARA FAZER MALDADE COM AS OUTRAS PESSOAS SEM SABER QUE ESTÃO FAZENDO PARA ELAS MESMAS FUI MUITO VITIMA DISSO, E É MUITO DIFICIL ENCONTRAR UM BOM LUGAR PARA FREQUENTAR, MINHA MÃE DE SANTO MORREU A 5 ANOS E ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI ENCONTRAR UM BOM LUGAR PARA PODER CONTINUAR APRENDER POIS ESTAMOS AQUI PARA ISSO.
BEIJOS MIRIAN

Alberto - janeiro 17, 2014

A leitura destes textos é bastante importante para minha aprendizagem. O texto torna-se compreensível quando obedece a regras ortográficas, de preceitos conhecidos, tanto para emissor, como para receptor.
O seu texto apresenta muitas vírgulas e quase não tem pontos finais. Está redigido apenas em MAIÚSCULAS o que dificulta a detecção do início de cada frase ou parágrafo. A oração e o sentido do conteúdo e mensagem não se encontram. Assim fico triste por não compreender seu texto.

9. Silvana - janeiro 31, 2010

Olá a todos. Não sou iniciada e não sou espírita mas estou com algumas duvidas e gostaria da ajuda de vcs para saná-las. Alguem tem deixado oferendas na porta da casa da minha mãe. Primeiro deixaram nos pés da árvore, na calçada dela uma tijela de barro com milho amarelo (grande, sem a espiga), feijão branco e ovo cozido, mais duas velas brancas. Hoje, 2 ou 3 dias depois, a tarde, deixaram bem no portão um pedaço de madioca cortado ao meio (verticalmente) com uma (1) pipoca (estourada) em cima e uma bituca de cigarro de filtro branco. Não sei dizer se o cigarro foi acesso e queimou ate o final ou se foi só a bituca, mas acredito na primeira opção. Os cachorros da casa tem latido para todos os lados, ao nossos olhos, ao acaso… Alguem poderia me dar uma luz sobre isso?? Desde já agradeço.
Silvana

Samuel - junho 1, 2010

pra fazer o mal tem bastante gente ninguem vai se dar o trablho de ajudar a sua mae acho bem pouco provavel alguem esta querendo prjudica-la se ver isso de novo em sua casa derrame sal amoniaco em cima espere uns 30 minutos e eve em agua corrente e jogue tudo la depois tome uns banhos de descarga e nada acontece mais procure um terreiro com urgencia

CARLOS - junho 18, 2010

OLA BOA TARDE

MEU NOME É CARLOS, E ESTOU NA UMBANDA A 3 ANOS,
ANTES DE RETIRAR QUALQUER OFERENDA PEÇA LICENÇA AO DONO DA OFERENDA, AÍ SIM PODE RETIRAR, MAS SERIA BOM VÇ IR AO CENTRO DE UMBANDA URGENTE, BEM PROVAVEL ALGUEM ESTA FAZER O QUE NÃO DEVE.
LÁ VC SERA ORIENTADA AO QUE DEVE FAZER.
BOA SORTE E DEUS ILUMINE VC E SUA FAMILIA.

10. INES DE SOUZA - fevereiro 7, 2010

INES OLA ADOREI O SITE ELE É DEMAIS BEIJOS PRA TODOS .

11. MARCIA - abril 18, 2010

Marcia do (Bara) A todos que tem preconceito com a umbanda, ou, qualque outra religiao, que abram seu ispirito e sua mente para que possam aceitar coisas novas e serem abençoados com Amor E Paz .
POR QUE O PRECONCEITO É POBREZA DE ISPIRITO … SITE MUITO AUSPICIOSO … BEIJOOOS…

12. Marcus Ribeiro Mello - abril 26, 2010

sou Umbandista, de fé, praticante e recentemente publiquei um livro entitulado SESSÃO DE UMBANDA, contendo informações importantes e necessários para os iniciantes numa religião putamente brasileira.Aqueles interessados na obra entrar em contato através do endereço marimello.ribeiro@gamil.com
Grato Marcus R. Mello

13. Marcus Ribeiro Mello - abril 26, 2010

Sou Umbandista, de fé, praticante e recentemente publiquei um livro entitulado SESSÃO DE UMBANDA, contendo informações importantes e necessários para os iniciantes numa religião puramente brasileira.Aqueles interessados na obra entrar em contato através do endereço marimello.ribeiro@gamil.com
NOTA Em segunda menságem peço desculpas e retifico o erro ortográfico da palavra PURAMENTE
Grato Marcus R. Mello

14. Marcus Ribeiro Mello - abril 26, 2010

NOTA Em segunda menságem peço desculpas e retifico o erro ortográfico da palavra PURAMENTE no texto anterior.
Grato Marcus R. Mello/endereço marimello.ribeiro@gamil.com

15. Célia - maio 9, 2010

oi gostaria que me diga porque sonho muito que estou em uma mata brincando e rolando com uma pantera negra linda.

CARLOS - junho 18, 2010

BOA TARDE

CELIA

VC PODE TER ALGUMA RELAÇÃO COM ENTIDADES DA MATA ,
CABOCLA, INDIA E OUTROS, SE VC É FILHA DE FÉ ( TRABALHA EM UM TERREIRO) PERGUNTE AO CHEFE DA CASA,
SE VC NÃO TRABALHA VC PODE IR EM UM TERREIRO E PERGUNTAR O PQ DESSE SONHO.
BOA SORTE

CARLOS

16. alcina - junho 14, 2010

Oi ,bom dia !
Estou precisando de uma informação , se puderem me ajudar ,desde já agradeço,preciso saber como se faz uma farofa de manga para servir numa festa de Exú,(pedido da Rainha das Sete Saias).
Alcina

17. gustavo - junho 22, 2010

oi gostaria de saber se pode alguem nascer coroado e se como se faz a coroa na umbanda?

18. carla - junho 23, 2010

OI gostei muito das explicacoes mais ate agora tenho duvidas pois ja tenho todos os guias na linha e preciso desenvolver mais estou com medo como faco para perder este medo que eu sinto pois sou da umbanda.
Carla

Cirene - agosto 7, 2010

Oie querida Carla, e muito fácil resolver este seu medo. Vc nao freqüenta nenhum terreiro??? Pois se freqüenta a sua mae de santo ou seu pai devia lhe ensinar, que os orixás nao mordem e nao machucam, só querem seu corpo para trabalhar, e assim poder vir prestar a caridade e ajudar os mais necessitados e a todos que procurarem e vc tb será muito abençoada. Só nao entendi direito que vc já tem todos os guias na linha, o que vc quiz dizer minha queria?? Pois freqüento terreiro a 42 anos e muita graça ja alcancei e já ajudei a muitos necessitados. Muito cuidado com o que lê na internet pois nem tudo e desde jeito.
Muito Axé a todos

19. heinz hoeltgebaum junior. - junho 23, 2010

IRMÃOS QUERIDOS,DEIXO MEU GRANDE ABRAÇOS ATODOS OS UMBANDISTAS DE CORAÇÃO,POIS QUE TRABALHAR Á SERVIÇO DO PRÓXIMO, É AMAR VERDADEIRAMENTE. POIS SE EU COMO PESSOA SE FOSSE PEDIR MAIS ALEM DO JÁ TENHO QUE É BOA SAUDE E CONHECIMENTO,SERIA UM MERO EGOISTA. PEÇO SIM Á SABEDORIA, PARA VIVER BEM. GOSTARIA DE DAR UM CONSELHO VALIOSO MUITO SÉRIO Á AQUELES QUE VÃO EM BUSCA DE TRABALHOS DE AMARRAÇÃO QUE VISA AMARRAR ALGUÉM CONTRA Á SUA VONTEDE. CUIDADO COM ISSO ,PORQUE TANTO PARA QUEM FAZ O TRABALHO DE AMARRAÇÃO, E PARA QUEM PEDE PARA AMARRAR ALGUÉM, NÃO FUGIRÁ A LEI DE CAUSA E EFEITO. TODOS SOMOS LIVRES PARA ESCOLHER NOSSOS CAMINHOS.

20. ednaldo - junho 29, 2010

A minha esposa briga muito comigo… no último sábado agente brigou feio e ela disse que quer se separar de mim… Eu não quero e sei que ela também não quer… acho que tem um mal entre nós por favor me ajude. Estou na minha mãe e ela lá em casa.

Meu nome: Ednaldo Ventura da Costa Data de nascimento: 27/04/1969
Nome dela: Wanderlea Rodrigues Santos Data de nascimento: 21/10/1968

21. Priscila - julho 6, 2010

Ola, meu nome é Priscila, nao sou iniciada, mais tenho alguns conhecidos na religiao. Meu socio inclusive frequenta um terreiro, so nao sei se é umbanda ou candomble. Hoje ele na hora de comer, preparou um prato de comida, fez uma oração e deixou o prato no chao do nosso restaurante enquanto ele comia um outro prato de comida normalmente. O que isso significa?

22. Jorge Luiz - julho 12, 2010

Bem, gostaria de sab se alguém tem conhecimento de casa de umbanda em Alagoas, para iniciar um médio na vidência.
Agradeço a todos, e que Deus nos de paz.
EMAIL: inho.jorge@hotmail.com
fone 8299869102

23. Michele - julho 29, 2010

Bom dia!

Estou entrando na Umbanda, mas preciso dizer que sou leiga, e estou pesquisando.
Tenho várias dúvidas. Ontem por exeplo fiz um trabalho de limpeza, e hj farei um trabalho para trazer alguém de volta.Mas a verdade é que não conheço ninguém que tenha me dito que já fez e deu certo.
Gostaria de entender o porque é oferecido comida aos orixás, e por que sempre tem pipoca no meio.E como fucniona, eu faço a oferenda e o que acontece?
O pai de Santo me garantiu que a pessoa voltara pra mim em uma semana. E é um centro de umbanda super conceituado…ontem tinha filas para serem atendidos. Quando ele jogou os busios, ele inclusive descreeu a fisionomia perfeita da pessoa, e falou a minha vida inteira sem eu dizer um ai.
Alguém pode me dizer se já fez estes trabalhos e realmente deu certo? Obrigada pela anteção e ajuda na comprrenção.

24. mari s l - julho 29, 2010

a braçosos a todos os umbadistas e que deus abençoi a todos

25. DÉBORA CAMPOS - agosto 18, 2010

MUITO BOM O SITE. ENCONTREI O QUE PRECISAVA!

26. daviss rodrigo aguiar - novembro 3, 2010

agora posso tirar minhas duvidas vai ser muito bom!abrços p/todos….

27. danih - novembro 25, 2010

preciso fazer um agrado para osaim alguem pode me ajudar

28. danih - novembro 25, 2010

Gostaria de saber mais sobre osaim ,onde posso encontrar?

29. ozeny - novembro 30, 2010

sou umbandista de coração a 36 anos e td que sei e aprendir agradeço a deus e uma linda cabocla , que todos tratem a umbanda com amor e respeito sempre fazendo o bem sem olhar a quem, trabalho somente com a cura e aprendir que temos de dar de graça pq td que temos e somos recebemos de graças deus nunca nos cobrou nada simplemente no ama

30. re - dezembro 6, 2010

Comidas rituais são as comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.

Eis então algumas das principais comidas:

Acarajé – é a comida ritual do Orixá Iansã. O acarajé é feito com feijão-frade, que deve ser partido num moinho em pedaços grandes e colocado de molho em água para soltar a casca, após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal. O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa estiver no ponto ela fica com a aparência de espuma, para fritar use uma panela funda com bastante azeite de dendê.

Ado – é uma Comida ritual feita de milho vermelho torrado e moído em moinho e temperado com azeite de dendê e mel, é oferecido principalmente ao Orixá Oxum.

Amalá – é comida ritual do Orixá Xangô. É feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, pode ser feito de várias maneiras. É oferecido numa gamela forrada com massa de acaçá.

Axoxô – é comida ritual do Orixá Oxóssi, milho vermelho cozido refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê, enfeitado com fatias de coco sem casca.

Deburu – é a comida ritual do Orixá Obaluaiyê , é o milho de pipoca estourado numa panela com areia . Depois de peneirar a areia essa pipoca é colocada num alguidar ou tigela (de barro) e enfeitado com pedacinhos de coco.

Ekuru – é uma comida ritual de diversos Orixás, a massa é preparada da mesma forma que a massa do acarajé , feijão-frade sem casca triturado, envolta em folhas de bananeira como o acaçá e cozido no vapor.

Omolocum – comida ritual da Orixá Oxum , é feito com feijão-frade cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce. Enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca, normalmente são colocados 5 ovos ou 8 ovos, mas essa quantidade pode mudar de acordo com a obrigação do candomblé.

Abará – é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida ritual do candomblé . A preparação da massa é idêntica à do acarajé. Quando comida ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão e quando da culinária baiana coloca-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal, que pode ser moído junto com o feijão e depois colocar alguns inteiros. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira semelhante ao processo usado para fazer o acaçá e deve ser cozido no vapor em banho-maria; é servido na própria folha.

Acaçá – é uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana . Feito com milho branco ou milho vermelho, que após ficar de molho em água de um dia para o outro, deve ser moído num moinho formando uma massa que deverá ser cozida numa panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto. O ponto de cozedura pode ser visto quando a massa não dissolve se pingada num copo com água. Ainda quente essa massa deve ser embrulhada em pequenas porções, em folha de bananeira previamente limpa, passada no fogo e cortada em tamanho igual para que todos fiquem do mesmo tamanho. Coloca-se a folha na palma da mão esquerda e coloca-se a massa, com o dedo polegar dobra-se a primeira ponta da folha sobre a massa, dobra-se a outra ponta cruzando por cima e virando para baixo, faz o mesmo do outro lado. O formato que vai ficar é de uma pirâmide rectangular.

Caruru – É uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana. É preparado com quiabo cortado em quatro de comprido e depois em rodelas, cebola ralada ou batida no processador, pó de camarão, sal, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído. Preparação: Numa panela coloque azeite de dendê, a cebola e o sal, refogue um pouco, em seguida coloque o quiabo cortado, colocar um pouco de água e deixar cozinhar, quando estiver cozido colocar aos poucos a castanha e o amendoim acrescentando um pouco mais de dendê, depois de pronto é colocado numa gamela.

Efó – é uma comida ritual e da culinária baiana , pode ser feita com a folha chamada língua de vaca ou com folha de mostarda. Preparação: Meio quilo de camarão seco, descascado. Pimenta-malagueta em pó. Meio dente de alho. Uma cebola. Uma pitada de coentro. Um maço de língua-de-vaca (ou taioba, ou bertalha, ou espinafre, ou mostarda). Primeiro, ferve-se a língua-de-vaca, escorre-se numa peneira, estende-se na tábua e bate-se bem com a faca, até ficar uniforme. Enxuga-se e estende-se na peneira para secar toda a água. Cozinha-se no azeite-de-dendê puro, temperado com tudo o resto. A panela fica tapada, para suar. Come-se com arroz. Nanã, rainha das águas doces, quando escolhe, pede um bom efó de língua-de-vaca.
Tendo como contexto principal a terra e os seus frutos, os Iorubás basicamente subsistiam pela colheita do inhame (isu), milho (àgbado), feijão (ewa), quiabo (ilá) e mandioca (paki). São estes os elementos principais que encontramos até hoje nas comidas que são confeccionadas para os Orixás no Candomblé.
A comida é assim claramente também mais uma tradição que foi trazida de África pelos escravos e que foi mantida no culto do Candomblé.
A preocupação com o comer é uma constante na vida do ser humano, transformando-se, quase sempre, na sua ocupação principal. A sorte, a ajuda, os pedidos para uma boa colheita, boa caça, um bom trabalho, etc. fizeram também sempre parte das preocupações, e como forma de agradar aos Orixás a comida era “partilhada”, no sentido em que os Orixás também comiam do mesmo tipo de comidas, e desta integração surge a força, a base para os pedidos, para agradecimentos – as comidas dos Orixás – ONGE BILE – as chamadas comidas secas.
São estas as comidas que são hoje em dia dadas em oferenda aos Orixás, fazendo parte de maioria dos rituais nos quais se invoca a sua presença, a sua participação ou ajuda. Desde os simples Ebós e Oferendas até aos mais complexos rituais de Iniciação, a comida é sempre uma parte muito importante.
Os ingredientes que a compõem, a forma como é confeccionada, tudo tem o seu preceito próprio, e assim, uma determinada comida, que contém determinados elementos energéticos, é apropriada para este ou para aquele Orixá especificamente.
Entenda-se que o Orixá não come “fisicamente”, mas alimenta-se, isso sim, da energia e da vibração da comida que lhe é oferendada, porque esta integra determinados elementos que se coadunam com a sua própria energia, com o seu campo vibratório e características naturais.
Abaixo encontra alguns exemplos das comidas que são oferendadas e também a forma cuidada como são apresentadas nas entregas.

31. michael souza - dezembro 19, 2010

ola eu queria saber gual é meu santo gosto muito dessa religiao e pretendo siguila eu naci em 1 de agosto no ano de 1995 agradeço se vcs poderem min ajudar

filho de ogum e oxossi - fevereiro 24, 2011

Vc pode olhar pela sua personalidade nesse site clique nesse link;http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/06/11/personalidade-dos-filhos-de-santo/

32. eduardo silva - março 24, 2011

bom dia, muita luz e paz.gostartia de confirmar meu pai e mãe de cabeça.nasci em 8 de maio de 1949, ás 6.15 minutos em rio bonito – rj.minha vida é muito sazonal e cheia de altos e baixos, será quizila do santo.grato pela ajuda.gostaria de receber nome de livro sobre oferendas, obrigações e comidas de santo na umbanda

33. claudia de tenpo - maio 17, 2011

gostaria de saber mais sobre comida de tempo na umbanda ou na angola.

34. vaneska verissimo da silva - maio 18, 2011

bom dia
sou da umbanda andei fazedo algumas coisas para melhorar o meu comercio mas estou afundando.A cada dia que passa,me ajude não sei o que fazer
……….estou desesperada

35. cristina - maio 20, 2011

olá muita luz e pas. gostaria de sabe os dias da semana de cada orixas da umbanda?? obrigada

ass: cristina

36. MAITE - maio 22, 2011

Ola a todos,eu acredito em Deus,e nos Orixas, nao existe Zelador de Orixa que seja maior do que o Orixa,os Orixas sao as Forças da Natureza e a Natureza e feita por Deus o Ser Supremo de Luz. Para mim Orixa, e estoria, e lenda, e beleza, e luz,e amor e e acima de tudo Fe. FE, ensinamento, humildade,equilibrio e luz essa luz que todos nos temos dentro de si que e a live escolha, o livre arbitrio, em saber conher o mal e nao seder a tentaçao da destruiçao do outro ser humano. ORIXA E TER A HUMILDADE DO RECONHECIMENTO DO OUTREM. OBRIGADA. EU AMO OA ORIXAS.

37. uma filha muito amada - junho 10, 2011

Olá! passei para tirar uma duvida de ue seria acaça pois faço consulta com um preto de nome cambinho e ele me pediu para fazer um trabalho com acaça para minha filha que sofre de muita inveja e tem muitas dificuldades para emprego e muito desanimada e ele falou tbm que ela absorve toda a inveja da familia pois a minha é muito abençoada graças ao bom Deus.Gostei muito das duvidas lidas acima e tirei bastante duvida.Porém peço ajuda pois sou catolica frequentadora adoro ir as missas rezo terços diariamente e sei se o padre souber que freuento esses lugares vai me discunjurar.porem sempre ue me confesso nunca falo isso e fico com a consciencia muito pesada. Mais a primeira vez que fui lá estava passando por um momento muito dificel e esse vo me ajudou muito me deu palavras de conforto porem so me acrescentou foi de muita luz .a minha duvida é sobre varios Deuses se abiblia fala para adorar somente um Deus e que Jesus foi o cordeiro oferecido por todos os nossos pecados e condena as oferendas e adoração a deuses desconhecido e que Jesus é o unico caminho para Deus.Muito Grata Eh que a fé seja o caminho da Graça de Deus .Que Nossa senhora da Conceição nos cubra com seu manto sagrado e sempre interceda por nós.

38. juliana - junho 24, 2011

oi meu nome is juliana augusta dornellas nasci no brasil em belo horizonte minas gerais nasci no dia 28 de janeiro de 1971 gostaria de saber meus protetores por favor me mande uma resposta agradeco desde agora do fundo do meu coracao…

Itamar - dezembro 23, 2011

Olá, Juliana!

Sou umbandista também e essa questão de Orixás e a regência de nossos Oris, tem um fundo extremamente complexo.

Para algumas culturas de candomblé e umbanda existe a Tábua dos Orixás que por meio das informações de nascimento determinam qual é o Orixá regente. Para outras, já se determina por meio do Oráculo de Ifá (búzios). N umbanda existem outras formas ainda, que podem ser por meio de ritual onde o filho é colocado de frente ao Congá e com velas em suas mãos ele tem os olhos vendados e o Zelador, Babá, Pai recita determinadas palavras e orações ao som de pontos cantados e toque de atabaques e com isso o filho sente vibrações e com a mão que está livre pega a vela que reprensenta o Orixá Regente.
Em outras é feita por adivinhação mesmo, através do Guia Chefe da casa, em outras ainda, mesmo após de tudo isso, o filho quando é levado a Camarinha (como se fosse o Roncó de Candomblé) pode ter o Santo, Orixá, diferente ainda do anunciado previamente. São inúmeros os casos em que se é anunciada uma linha e depois vira-se quando o filho se prepara para feitura ou coroação.
O importante, mesmo é que saiba procurar e escolher um local sério e com muito axé para essa confirmação.
Ori é compromisso sério e deve ser preparado de forma mais séria ainda, para que não sofra posteriormente.
Oxalá abençoe e de muita luz para seu caminho!
Axé!

39. silvia - julho 5, 2011

Gostaria de fazer oferenda para Ogum Xerôque,IANSÃ,OMOLU E OXOSSI.Sou umbanda de coração tô afastada do terreiro desde 2008 quando meu pai de santo faleceu não encontrei ninguém que chegasse aos pés de pai sergio.Esse ano estou de sanimada áté ir em sessões da umbanda muitas pessoas zombam da fé e da religião dos outros,e isso entristece,tenho muita fé sempre dou luz aos meus orixás mais sei que posso e preciso de mais,quero começar com uma oferenda.quem poder me orientar oxála te abençoe.

40. Rosana C.Machado - agosto 22, 2011

olá! gostei muito deste site,acho muito bom, a maneira de explicar e ajudar pessoas com ensinamentos.Sou UMBANDISTA desde 1979,iniciei como médium em 1982, até então, pratico caridade com minhas entidades,e tudo que li hj.,é simples e maravilhoso, como estou sempre aprendendo com a Cabocla Jurema e Vovó Josefa. E percebi que vc é uma filha de Fé. Axé e que os guias e orixás lhe de bastante força e saúde para levar a nossa bandeira.abraços.
Zeladora Rosana Machado.

41. miriam roberta luz - novembro 9, 2011

preciso fazer um agrado para caboclo vc pode me ajudar sou medio iniciante procuro orientação

42. Cátia - dezembro 26, 2011

Como filha da Umbanda acredito que, o principal de tudo, é não importando o “luxo” das oferendas, o “tamanho” do agradecimento, se não houver amor no coração e uma real intenção, quer seja de pedido de energia para que nossa vida se inove, pois os orixás não precisam de nada disso e sim nós mesmos (a energia é toda revertida para nós); ou para agradecimento, tudo tem que ser feito com muito, mas muito amor e total conhecimento no que está sendo feito… Acredito que os mentores espirituais estão extremamente felizes por cada vez existirem pessoas preocupadas em saberem os fundamentos da Umbanda. Importante não confundir Umbanda de Candomblé, existem fundamentos totalmente diferentes. Procurem, conheçam, busquem… mas acima de tudo tenham FÉ. Busquem enaltecer a caridade, a esperança, a bondade dentro de cada um. E… não esqueçam: antes de servirem ao orixá, não esqueçam dos camaradas Exus, que estão sempre de ronda para que nada aconteça. Axé! Que nosso Pai Oxalá abençoe a todos…

43. José Tadeu Novato - dezembro 30, 2011

Visito sempre o seu site e o acho muito elucidativo e claro.
Deveriam todos seguirem o exemplo dado – pois a nossa UMBANDA não tem segredo – basta abrir os nossos horizontes íntimos e deixar fluir.
Muito AXÉ a todos, neste ano de 2012 que se avizinha.

Tarjara Singh
Babalorixá – Sumo Sacerdote Vodod

44. Sandra - junho 1, 2012

Bom dia!

Estou fazendo um trabalho para faculdade sobre Umbanda, como eu não entendo nada gostaria muito da ajuda de vcs.

Existe algum tipo de alimento q um umbandista não pode comer? se existe pq não pode?

Quais são os alimentos mais utilizados nos rituais e o que cada tipo de alimento significa?

Obrigada!

45. jhonlee - julho 11, 2012

jhonlee ferreira muito bem a umbanda tambem ñao serve s´´o pra o mal tambem pra o bem a religiao é muito bom para a pessoa

46. marcia tavares de melo - julho 30, 2012

gostaria de saber comidas para oxum rapida so uma oferenda para minha maê por favou mande para mim respostas

47. raina kkiwwiej - agosto 11, 2012

ola

48. Roberto - setembro 26, 2012

Boa Noite preciso muito de sua ajuda, pois quero unir um homem a uma mulher, ela ja fez de tudo para ter ele como homem, e nada, podem me ajudar a fazer um feitiço a fazer esta mulher e ter o homem que deseja a muito tempo..

49. dafona da oxum - novembro 7, 2012

salve adorei as dicas axe a todos…

50. Fábio - junho 1, 2013

Gostaria de saber qual é o fundamento do peito de gado no amalá, ou seja qual o significado?
Desde já fico grato,por sua atenção.

51. claudinei alves - agosto 22, 2013

vcs esqueceram d mencionar a comida d ogun

52. ANA - dezembro 2, 2013

Tem alguém deixando comida na minha porta, o que quer dizer?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 531 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: